20 anos atrás, toda criança que cresceu nos anos 2000 sonhava com esse maravilhoso filme de Tim Burton
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

O diretor não abandonou seu tom sombrio habitual, mas fez um belo filme adequado para maiores de 10 anos.

As crianças que cresceram nos anos 90 e no início dos anos 2000 certamente têm um cineasta em comum: Tim Burton. A era de ouro do diretor se estende do final dos anos 80 ao início dos anos 2000, quase duas décadas em que ele nos presenteou com grandes títulos como Os Fantasmas Se Divertem, Batman e Edward Mãos de Tesoura.

Embora sempre tenha tido um estilo sombrio, gótico e cheio de fantasia, suas histórias também são muito ternas, o que as torna perfeitas para crianças.

Em sua filmografia, há filmes que muitos lembrarão da infância, mas há um que a maioria das crianças desta geração certamente lembrará: A Noiva-Cadáver. Lançado em 2005, este musical de fantasia estrelado por Johnny Depp e Helena Bonham Carter teve um ótimo desempenho de bilheteria e continua recomendado duas décadas depois.

A Noiva-Cadáver
A Noiva-Cadáver
Data de lançamento 21 de outubro de 2005 | 1h 17min
Criador(es): Mike Johnson, Tim Burton
Com Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Emily Watson
Usuários
4,3
Assista Agora na HBO Max

Inspirada em um conto popular do século XVII, a história começa com um jovem casal prestes a se casar por meio de um casamento arranjado. Ele, Victor, é filho de comerciantes bem-sucedidos. Ela, Victoria, é a filha abandonada de uma família aristocrática que já viu dias melhores.

Nervoso com a cerimônia, Victor vai até a floresta para ensaiar seus votos e coloca sua aliança no que parece ser uma raiz. No entanto, descobre-se que se trata do dedo de uma mulher falecida chamada Emily, que morreu vestida de noiva. Victor, sem saber, se casa com ela, e os dois acabam na Terra dos Mortos, um mundo muito mais colorido do que a vida real.

Warner Bros. Pictures

Fiel ao seu universo, Tim Burton desenvolve uma história macabra de grande beleza em A Noiva-Cadáver. É o primeiro filme em stop-motion produzido digitalmente e o terceiro do gênero na carreira do diretor, depois de O Estranho Mundo de Jack (1993) e James e o Pêssego Gigante (1996), ambos dirigidos por Henry Selick.

Curiosamente, o longa-metragem estava sendo produzido simultaneamente a A Fantástica Fábrica de Chocolate, forçando Burton a delegar parte do trabalho a Mike Johnson. "Tim sabia onde queria que o filme chegasse em termos de tom emocional e pontos da história. Meu trabalho era trabalhar com a equipe diariamente e deixar a filmagem o mais próxima possível do que eu achava que ele queria", disse Johnson em uma entrevista de 2014 à Creative Planet Network.

No final das contas, o projeto deu certo. A Noiva-Cadáver é um dos melhores filmes do diretor. "Consciente de ser uma variação humilde dos sucessos mais retumbantes do diretor, A Noiva-Cadáver é, no entanto, muito mais completo e satisfatório do que os títulos mais ambiciosos de Burton", escreveu Eulàlia Iglesias em sua crítica para o SensaCine.

Com seus cenários encantadores e personagens instantaneamente reconhecíveis, é um filme perfeito para toda a família. Está disponível para assistir na HBO Max.

facebook Tweet
Links relacionados