Hoje, Antonio Banderas é um nome muito respeitado em Hollywood, conhecido por A Máscara do Zorro e A Pele que Habito, e indicado ao Oscar por Dor e Glória, de Pedro Almodóvar. Mas o ator espanhol não teve um começo de carreira nada fácil.
Antonio Banderas começou sua carreira em Hollywood nos anos 90, quando já era conhecido na Espanha, mas o problema é que ele não falava inglês. Em entrevista ao Carlos Herrera ao Canal Sur (via Esquire España), ele confessou que teve um treinamento intenso para seu primeiro trabalho nos Estados Unidos, em Os Reis do Mambo (1992).
Tive um treinamento para o primeiro filme que fiz lá, Os Reis do Mambo, em uma escola não especializada, onde me torturavam 8 horas por dia para me deixar louco
Pela dificuldade de aprender inglês em pouco tempo, Banderas encontrou uma solução: "Eu decorava as falas que tinha que dizer foneticamente, e pronto. E eu não conseguia entender o diretor; tinha que ter um intérprete me dizendo constantemente o que fazer".
O ator também relembrou quando teve seu primeiro encontro com o diretor Arne Glimcher em Londres. "Eu não falava inglês, então não queria ir, mas meu agente insistiu. Eles me sentaram em uma cadeira, e o homem começou a falar comigo em inglês... e eu não conseguia entender nada. Aprendi três frases: 'Sim', 'Claro' e 'Eu consigo fazer isso'. Eu as pronunciei tão bem que o homem acreditou em mim", confessou.
Essa tática deu tão certo que ele conseguiu um teste em Nova York com Kevin Kline. "Eu decorei as falas no avião, fui lá ler e percebi que eles riram um pouco porque eu tive que pronunciar as palavras mal, mas cinco minutos depois eles me ligaram e disseram: 'Vamos te oferecer o papel'". E assim começou a carreira de Antonio Banderas em Hollywood.
Em Os Reis do Mambo, fugindo de uma violenta disputa contra gângsters donos do clube onde trabalhavam, Cesar (Armand Asante) e seu irmão, Nestor Castillo (Antonio Banderas), vão parar em Nova Iorque. Forçados a fazerem trabalhos temporários, eles precisam se esforçar para alcançar o sonho de serem músicos reconhecidos.