Há um código misterioso que aparece em filmes como Vingadores, Missão Impossível e Toy Story há mais de 30 anos: Não é aleatório
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Não é um número aleatório, por trás desse código está uma história interessante da indústria cinematográfica.

O mundo do cinema está repleto de pequenos detalhes e referências ocultas que muitas vezes passam despercebidas. Quantas vezes você já viu, por exemplo, o 1138 nos filmes de Star Wars? Bem, há outra referência muito semelhante que apareceu em muitos filmes e permanece em grande parte desconhecida para muitos: o código A113.

Sony Pictures

Esse código simples conseguiu se infiltrar em uma infinidade de produções, presente em praticamente todos os filmes da Pixar. Mas também na franquia Missão: Impossível e no Universo Cinematográfico Marvel. Este código aparentemente insignificante gerou um curioso debate entre os fãs e despertou o interesse da crítica. Uma curiosidade agora histórica que une diretores como John Lasseter, Tim Burton e Brad Bird, e que tem origem na sala de aula que compartilharam no Instituto de Artes da Califórnia.

O mistério da A133 resolvido

O código A113 tem sido objeto de especulações e teorias por parte dos espectadores mais atentos, e todo tipo de teorias foi criado, algumas delas conspiratórias. Este enigma, na verdade, tem uma origem simples: a sala de aula A113 do Instituto de Artes da Califórnia, a instituição de ensino onde se formaram inúmeros talentos da área da animação que se uniram a essa área durante a década de 1970. Desde então, eles deixaram sua marca na indústria cinematográfica e de animação, e o código A113 se tornou uma espécie de marca registrada e uma pequena referência entre os profissionais .

FOX

A113 em cinema e TV

Os filmes da Pixar, conhecidos por sua meticulosa atenção aos detalhes, incluíram o código A113 em vários momentos importantes. Por exemplo, em Toy Story - Um Mundo de Aventuras, o código A113 aparece na placa do carro da mãe de Andy. Em Os Incríveis, ele aparece no cofre de Síndrome, e em Up - Altas Aventuras, no tribunal onde Carl vai. Está em todo lugar! Essas referências sutis são uma homenagem às origens educacionais dos animadores desses filmes e ao tempo que passaram naquela sala de aula A113.

Da esquerda para a direita, Peter Docter, Andrew Stanton e John Lasseter no California Institute of the Arts. California Institute of the Arts
Da esquerda para a direita, Peter Docter, Andrew Stanton e John Lasseter no California Institute of the Arts.

No entanto, não são apenas os filmes da Pixar que utilizam o código A113. A franquia Missão: Impossível também apresentou essa referência em diversas ocasiões. Brad Bird explica, por exemplo, que em Missão Impossível - Protocolo Fantasma, Ethan Hunt, o agente interpretado por Tom Cruise, utiliza o código de confirmação "Alfa 113" em uma de suas falas, mas A113 também aparece no anel de Hanaway. O universo cinematográfico da Marvel Studios também incorporou o código A113 em alguns de seus filmes, como Os Vingadores, Guardiões da Galáxia ou Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

A113 é uma piada interna e um easter egg comum que aparece em uma infinidade de produções: Os Simpsons, Uma Família da Pesada, Jogos Vorazes... E também em videogames, como Kingdom Hearts III, em várias referências aos filmes da Pixar.

facebook Tweet
Links relacionados