Marvel pode ter problemas jurídicos por remover ator de Quarteto Fantástico - e Ana de Armas é a culpada
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Estúdio prometeu personagem do quadrinhos na nova ficção científica da Casa das Ideias, mas não entregou.

A Marvel Studios surpreendeu os fãs ao anunciar, em maio de 2024, a adição do veterano ator John Malkovich ao elenco de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. O próprio diretor do filme, Matt Shakman, confirmou em entrevistas a veículos como Variety e Phase Zero que Malkovich interpretaria o clássico vilão Ivan Kragoff, mais conhecido como Fantasma Vermelho.

Não era apenas um rumor: o ator apareceu brevemente no primeiro teaser oficial do filme como promessa de mostrar o quarteto de super-heróis enfrentando esse inimigo e seus Super Macacos. Mas quando o filme chegou aos cinemas em 25 de julho, muitos espectadores descobriram que o vilão promissor não estava em lugar nenhum.

Marvel

Além de uma breve aparição de Peotr, o poderoso orangotango desse peculiar grupo de vilões, não há nenhum traço do personagem além de uma breve menção ao Fantasma Vermelho na história final. Nem no enredo, nem nos créditos.

Embora Malkovich tenha filmado várias cenas, como o próprio Shakman confirmou ao Elite Daily, a decisão de cortá-lo da filmagem final foi tomada após exibições de teste em maio, argumentando que sua subtrama não se encaixava na estrutura final do filme, que se concentrava na chegada do filho de Reed Richards e Sue Storm.

O Caso de Yesterday: Ana de Armas e um precedente inesperado

Unviersal Pictures

Até aqui, pode parecer apenas mais uma decisão editorial entre aquelas que ocorrem em qualquer produção cinematográfica. Mas o problema para a Marvel é que essa situação lembra perigosamente um precedente legal muito recente em Hollywood. Estamos falando do caso de Yesterday, a comédia romântica dirigida por Danny Boyle em 2019.

Como noticiou o El Mundo, um de seus trailers promocionais apresentou Ana de Armas em uma cena romântica com o ator principal, Himesh Patel. No entanto, essa sequência foi retirada do corte final.

Más notícias para Quarteto Fantástico: Primeiros Passos: Filme da Marvel sofreu um golpe histórico na China

Dois fãs, Peter Rosza e Conor Woulfe, alugaram o filme em plataformas de vídeo sob demanda motivados pela aparição da atriz, apenas para descobrir que ela não estava incluída na história final. Eles processaram a Universal Pictures por propaganda enganosa, exigindo cinco milhões de dólares em indenização.

Embora a sentença final não tenha decidido a favor deles em relação aos danos da ação coletiva, o juiz reconheceu que trailers podem ser considerados ferramentas de marketing para fins comerciais. Em resumo: se o trailer promete algo que não cumpre, abre caminho para ações judiciais por parte dos consumidores.

A Marvel está enfrentando problemas legais?

Marvel

Se aplicarmos esse critério ao caso do Quarteto Fantástico, a Marvel Studios pode estar pisando em terreno escorregadio. Eles promoveram oficialmente a presença de John Malkovich no filme. O exibiram em um trailer, o citaram em entrevistas e o incluíram nas listas oficiais do elenco. No entanto, nunca informaram ao público em geral que seu personagem havia sido completamente cortado da versão final.

Esse tipo de omissão pode ser considerado propaganda enganosa. Ou seja, espectadores que foram ao cinema esperando ver Malkovich no elenco têm base legal para alegar que foram enganados. Além disso, se o contrato do ator incluísse qualquer cláusula referente à sua participação promocional ou ao uso de sua imagem, a produtora poderia enfrentar uma ação por quebra de contrato diretamente contratada pelo próprio Malkovich ou por seus representantes legais.

“Nem tudo precisa se encaixar como na Marvel”: Série de ficção científica mais aguardada de 2025 deve ignorar cânone da franquia

A Marvel está enfrentando mais do que apenas potenciais processos judiciais ou penalidades financeiras: está colocando a confiança do seu público em risco. A remoção não anunciada de cenas e personagens importantes como o Fantasma Vermelho ou mesmo uma aparição do Coisa em um programa de namoro foi percebida por muitos fãs como desrespeitosa.

Isso não é novidade: lembre-se de que seu lançamento anterior, Thunderbolts*, já modificou o material promocional do filme, embora naquele caso fosse para proteger uma das reviravoltas da trama. Curiosamente, os fãs podem pelo menos ver brevemente o Fantasma Vermelho, embora não Malkovich, em uma das cenas pós-créditos de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, que segue em cartaz nos cinemas.

facebook Tweet
Links relacionados
  • Todo mundo esquece que a estrela de Wandinha, Jenna Ortega, estrelou um dos maiores sucessos de bilheteria da Marvel
  • Qual é a conexão de Quarteto Fantástico com Vingadores? Novo filme provoca futuro da Marvel no cinema
  • Qual a ordem cronológica dos filmes da Marvel para começar a assistir à franquia?