Drake Bell, conhecido pelo papel principal na série Drake & Josh, fez duras críticas à Nickelodeon ao comentar sobre a falta de pagamento de royalties aos atores que participaram das produções do canal.
Durante entrevista ao The Unplanned Podcast, o ator de 39 anos afirmou que, apesar da popularidade das reprises de seus programas, ele não recebe qualquer valor residual.
"Essa é a percepção do mundo, sempre foi assim. É tipo: 'Ah, você fez um comercial da Folgers Coffee. Você deve morar em uma mansão em Hollywood. Tipo, eu te vi na TV. Você é rico'", disse Bell. "Isso está longe de ser o caso. E, principalmente, o que é uma pena para a maioria de nós na Nickelodeon, não recebemos royalties por nossos programas."
O ator começou na emissora em The Amanda Show, com Amanda Bynes, em 1999, e alcançou notoriedade como protagonista de Drake & Josh entre 2004 e 2007. Segundo ele, o pagamento era feito de forma única, sem qualquer continuidade ou participação nos lucros futuros com a exibição das produções.
Bell comparou o modelo da Nickelodeon a sitcoms como Friends e Seinfeld, cujos elencos seguem ganhando milhões com distribuição. "Agora, cada membro do elenco de Friends, só em distribuição, está ganhando mais de 20 milhões de dólares por ano, e eles não estão filmando uma série por semana."
Ao ser questionado sobre o motivo de os atores infantis da Nickelodeon não receberem royalties, Bell foi direto: "Essa é a única coisa, essa é a resposta: muitas pessoas más e corruptas."
A Netflix acabou de comprar, está no top 10 da Netflix, e eu preciso descobrir como pagar meu aluguel este mês. E um cara gordo com um charuto está sentado no topo da Viacom… é como ficar chapado com trabalho infantil.
Bell encerrou o assunto criticando a romantização da indústria por parte do público. "Eles só veem a percepção que há no Instagram e nas redes sociais, com todo o brilho e glamour de Hollywood… Estamos nos esforçando muito. Esta corporação está ganhando bilhões com um B [maiúsculo] à nossa custa."