Em 28 de janeiro de 1986, os Estados Unidos pararam diante de uma tragédia: o ônibus espacial Challenger explodiu apenas 73 segundos após a decolagem, matando instantaneamente os sete tripulantes a bordo.
Enquanto isso, sem saber do que estava por vir, um grupo de atores gravava ScapeCamp - Aventura no Espaço, um filme sobre quatro adolescentes em um programa da NASA que, por acaso, acabam vivendo a experiência de se tornarem astronautas.
O filme foi lançado cinco meses após o desastre, quando ninguém queria ouvir falar de foguetes, astronautas ou da NASA, e desperdiçou seu orçamento de 25 milhões de dólares, arrecadando apenas 10 milhões de dólares.
20th Century Studios
Espaço, a última fronteira!
A filmagem em si foi um desastre absoluto, como a co-estrela Lea Thompson revelou mais tarde. No primeiro dia, eles já estavam 10 dias atrasados, e um cronograma de três meses acabou se atrasando seis meses! Todos no elenco estavam desesperados: Kate Capshaw, Tom Skerrit, Tate Donovan e, claro, um jovem chamado Leaf Phoenix.
"Leaf" veio de seu nome do meio, Rafael, embora com o passar dos anos ele se tornasse mais conhecido pelo primeiro nome: Joaquin Phoenix. Como seu irmão River já era um astro menor escala, as portas de Hollywood rapidamente se abriram para ele, ainda que em papéis pequenos.
Aliás, este foi seu segundo papel depois de Kids Don't Tell. Mal sabiam ele que 15 anos depois concorreria ao Oscar por seu papel em Gladiador e muito menos que seria aclamado por Coringa.
Warner Bros. Pictures
Infelizmente, River Phoenix não viveu para ver o sucesso do irmão: ele faleceu em 1993, aos 23 anos, deixando para trás papéis icônicos nos longas Garotos de Programa, Indiana Jones e a Última Cruzada e Conta Comigo. E sentimos falta dele até hoje.