Hoje no Streaming: Esta aventura de fantasia traz a resposta para um dos maiores mistérios do século XX
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Você ama mistérios históricos? Você já se perguntou o que aconteceu com a russa Anastasia Nikolayevna Romanova?

Foi um dos maiores mistérios do século XX: durante décadas, persistiu o rumor de que a Grã-Duquesa Anastasia da Rússia, a quarta filha do último casal czarista russo, havia de alguma forma escapado do assassinato pelos bolcheviques no meio da turbulência da Revolução Russa. Essa teoria foi apoiada por falsas Anastasias, já que manchetes repetidamente circulavam sobre mulheres alegando serem filhas do verdadeiro czar. A lenda ganhou novo ímpeto quando os corpos dos Romanov foram exumados em 1991, pois os restos mortais de uma criança estavam de fato desaparecidos do local de descanso.

Quem quiser saber a resposta sobre o paradeiro da mulher de sangue azul pode conferir no Disney+. O clássico animado de Don Bluth (Em Busca do Vale Encantado), Anastasia está disponível no catálogo do streaming, pegando uma das teorias mais populares sobre o desaparecimento da nobre moça e a transformando em um filme de animação que ainda é extremamente popular hoje em dia.

Todo mundo pensava que essa personagem era uma princesa da Disney, mas não era… Até recentemente, pelo menos!

E é disso que se trata Anastasia

Anastasia Nicolai Romanow (voz original: Meg Ryan), a filha mais nova do último czar, é a única sobrevivente da Revolução Russa de sua família. Durante sua fuga, no entanto, ela é separada de sua avó Marie (Angela Lansbury), que a acompanhava. Sem memória de suas raízes familiares, Anastasia cresce em um orfanato e recebe o nome de Anya.

Quando jovem, Anya decide procurar sua família. Ela conhece a dupla de vigaristas Dimitri (John Cusack) e Vladimir (Kelsey Grammer), que querem ganhar a recompensa que a avó de Anastasia ofereceu por informações sobre sua neta. Os dois notam a semelhança impressionante entre Anya e uma foto da jovem Anastasia. Por isso, eles planejam fazer com que Anya se passe por Anastasia, sem perceber que, na verdade, estão lidando com a verdadeira herdeira do trono.

Twentieth Century Fox

Nada mais que um conto de fadas divertido

É claro que se deve levar muito a sério a veracidade de Anastasia em relação à filha do czar, que antes estava desaparecida. No entanto, o conto de fadas de Bluth brinca habilmente com o fascínio por essa história e cria um filme de animação visualmente deslumbrante com interlúdios musicais emocionantes e opulentos em torno da lenda. Embora a narrativa seja bastante simples em alguns pontos, o longa vive dos pontos fortes típicos de Don Bluth: uma história emocionante com personagens encantadores, envolta em mundos animados fantásticos, que nunca foge de temas sombrios como morte, doença e luto.

E em Anastasia, também, as coisas podem às vezes ficar realmente assustadoras – e o feiticeiro Rasputin (Christopher Lloyd), que busca desesperadamente uma saída do limbo, é sem dúvida um dos destaques do musical. Como o mágico se desintegrando em suas partes individuais pode ser um tanto perturbador para os espectadores mais jovens. O homem ganhou um ajudante bonitinho, o morcego companheiro Bartok, que mais tarde ganhou seu próprio filme, Bartok, o Magnífico.

Anastasia
Anastasia
Data de lançamento 13 de novembro de 1997 | 1h 25min
Criador(es): Don Bluth, Gary Goldman

Se você ainda quiser saber o que realmente aconteceu com Anastasia, encontrará a resposta aqui: em 2007, uma equipe de arqueólogos russos relatou ter encontrado os restos mortais de Anastasia, o que também foi confirmado pela análise de DNA.

facebook Tweet
Links relacionados