Há 28 anos, ele apareceu em um filme de James Bond e não notamos: Reconheceu este astro de ação de Hollywood?
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

Foi seu segundo papel creditado em um filme, embora seja preciso ter a visão de uma coruja para identificá-lo na escuridão.

Ainda não sabemos quem será o próximo James Bond, mas alguns já se descartaram. Este é o caso de Gerard Butler, que aos 55 anos se descartou da disputa por ser o agente secreto mais famoso do mundo, apesar de ser britânico e ter uma longa experiência em filmes de ação. O que você talvez não saiba é que ele foi convidado para o papel há 20 anos e, oito anos antes, teve um pequeno papel na franquia 007.

Analisando sua filmografia, seu segundo trabalho creditado é nada menos que 007 - O Amanhã Nunca Morre (1997), segundo filme de James Bond com Pierce Brosnan, que arrecadou US$ 339 milhões. Neste filme, Bond precisa deter um magnata da mídia que parece ouvir a notícia antes mesmo que ela aconteça e planeja iniciar a Terceira Guerra Mundial para expandir seu império. Esse plano inclui o naufrágio do HMS Devonshire, uma fragata da Marinha Real, onde Gerard Butler (interpretando um dos oficiais da ponte) encontra seu fim trágico, morrendo com o resto da tripulação do navio.

Ao longo desta sequência, Butler pode ser visto na tela por vários segundos, sempre em segundo plano, durante os quais ele nunca interage com nenhum dos personagens principais do filme. Ele simplesmente profere duas falas (uma terceira foi cortada) e depois morre. Vamos deixá-lo apresentar seu papel:

O que eu era? Eu era o intendente ou algo assim. E então teve um supervisor naval que ficava dizendo: 'Ele não diria isso. Ele não diria isso'. E eu pensava: 'Mas eu só tenho três falas! Como assim, 'Ele não diria isso'?' E então eu tive que dizer: 'Estamos caindo na retaguarda, senhor! Já caímos 40 graus na retaguarda, senhor!' E quando finalmente consegui falar, o diretor disse: 'O que você está dizendo? O que você está dizendo?' E eu fiquei tipo: 'Meu Deus...' Falando em ser descoberto, eu fiquei tipo: 'Eu só tenho duas falas. Eles escrevem três, cortam uma, e agora ele nem consegue entender o que eu estou dizendo!' — Gerard Butler (via Magic Radio)

Apesar de tudo, aparecer em um filme de James Bond deve ter sido um grande impulso para alguém que estava começando a carreira. Gerard Butler começou a trabalhar como ator bem tarde, aos 25 anos, após abandonar a advocacia para trilhar seu caminho na indústria, primeiro no teatro e depois no cinema.

A partir daí, ele gradualmente conquistou seu nome, interpretando o Conde Drácula no não tão recomendado Drácula 2000. Mais tarde, é claro, vieram seus filmes mais memoráveis: O Fantasma da Ópera, Invasão a Casa Branca e 300, de Zack Snyder. Butler se consolidou como uma aposta certeira em filmes de ação , embora também tenha estrelado algumas comédias. Ele é um faz-tudo, como dizem, e agora podemos vê-lo nos cinemas no remake live-action de Como Treinar o seu Dragão.

facebook Tweet
Links relacionados