Foi tão caro que levou 20 anos para ser feito, mas é um dos melhores filmes de ficção científica da história e está nos streamings
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

O Vingador do Futuro demonstrou mais uma vez o talento de Arnold Schwarzenegger para estrelar filmes de ficção científica.

Um dos grandes astros dos anos 80 e 90, Arnold Schwarzenegger estrelou diversos filmes e sagas icônicas de ficção científica. Foi neste gênero que ele deixou alguns de seus projetos mais memoráveis, como O Exterminador do Futuro, O Sobrevivente (que terá uma nova versão com Glen Powell), O Predador e O Vingador do Futuro.

O Vingador do Futuro, em particular, é um daqueles projetos que fermentam por anos em Hollywood, mas, felizmente, finalmente chegam, e de uma forma que nos oferece uma história com momentos inesquecíveis.

Um importante diretor de ficção científica

O Vingador do Futuro
O Vingador do Futuro
Data de lançamento 15 de novembro de 1990 | 1h 53min
Criador(es): Paul Verhoeven
Com Arnold Schwarzenegger, Rachel Ticotin, Sharon Stone
Usuários
4,1
alugar ou comprar

Foi lançado, em parte, graças aos esforços do próprio Schwarzenegger, que não hesitou em contratar uma lenda para o filme, Paul Verhoeven, diretor de clássicos como RoboCop - O Policial do Futuro, Instinto Selvagem e Tropas Estelares.

Mas antes disso, o desejo de Hollywood de fazer uma adaptação da história de ficção científica de Philip K. Dick, "We Can Remember It for You Wholesale", começou a circular no início da década de 1970. E houve, de fato, muito interesse, com o roteiro passando de mão em mão entre várias empresas. Por que não foi produzido antes? Era ambicioso demais para ser feito.

Além disso, em certo momento desse processo, a ideia de eliminar Marte completamente do filme chegou a ser considerada. Será que isso teria dado certo? Não tenho ideia, mas os custos tiveram que ser cortados, especialmente depois do fiasco de Duna (1984), do mesmo produtor que queria adaptar O Vingador do Futuro anos antes. É claro que os problemas para lançar o filme não foram apenas uma questão de dinheiro, mas também de profundas diferenças criativas entre todos os envolvidos.

Universal Pictures

E talvez tudo isso tenha permitido que Hollywood esperasse até que Schwarzenegger e Verhoeven se encontrassem e criassem este thriller de ficção científica ambientado em um futuro sombrio e sombrio onde a humanidade já caminha em Marte. Nosso protagonista quer chegar lá, dando lugar a uma história de intriga e falsas memórias, com criaturas assustadoras e momentos de grande tensão.

Em 2084, Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um construtor e tem pesadelos recorrentes envolvendo uma viagem a Marte. Ele vai até a Rekall Inc., uma empresa que realiza implantes de memória que dão a sensação aos clientes de terem um final de semana dos sonhos. A intenção de Douglas é que seja implantada a memória de uma viagem a Marte, mas durante o processo algo sai errado. Ele perde a memória e passa a ser perseguido por assassinos, entre eles sua esposa Lori (Sharon Stone).

“Podiam ter me matado”: Este foi o ataque inesperado que Arnold Schwarzenegger sofreu nos bastidores de um de seus melhores filmes

O filme recebeu uma recepção mista da imprensa, mas foi um sucesso de bilheteria, arrecadando pouco mais de US$ 261 milhões, ficando entre os cinco maiores lançamentos de 1990. O problema? Talvez seu orçamento, que permanece um mistério até hoje; algumas fontes o colocam em US$ 48 milhões, mas outras o colocam quase o dobro. Seja como for, com o tempo, O Vingador do Futuro acabou se tornando um filme cult, apresentando personagens que agora fazem parte da cultura popular.

Um remake de O Vingador do Futuro estrelado por Colin Farrell foi lançado em 2012, com Kate Beckinsale, Jessica Biel e Bryan Cranston no elenco, mas não se saiu bem nas bilheterias e foi detonado pela crítica, com 30% de aprovação no Rotten Tomatoes.

facebook Tweet
Links relacionados