Minha conta
    Esse é um dos maiores mistérios do cinema: Schwarzenegger está sonhando no final deste clássico dos anos 1990?
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    34 anos após seu lançamento, os fãs ainda se perguntam: o herói do filme esteve sonhando durante toda a aventura ou estava acordado?

    Atenção: O artigo abaixo contém possíveis spoilers!

    Não é incomum que o final de um longa-metragem seja um ponto de interrogação. No caso de filmes como A Origem e Náufrago, os espectadores ficam com uma dúvida incômoda que, às vezes, continua a assombrá-los por muitos anos. O Vingador do Futuro, o clássico de ficção científica de Paul Verhoeven de 1990, também é um desses filmes que oferece ao público um final cheio de mistério.

    Adaptado do romance de Philip K. Dick e estrelado por Arnold Schwarzenegger, O Vingador do Futuro acompanha as aventuras de Douglas Quaid, um cidadão comum de um mundo futurista que decide recorrer à empresa Rekall para implantar memórias artificiais.

    Escolhendo uma memória que corresponde a um de seus sonhos, no qual ele está lutando em Marte como um agente secreto, Douglas é colocado para dormir para a operação, mas acorda no meio do processo e é atacado por indivíduos misteriosos.

    Kinowelt GmbH

    Desse momento até o último segundo do filme, o longa-metragem de Verhoeven não para de nos jogar para frente e para trás entre duas possibilidades: Douglas é realmente um herói da resistência sendo perseguido por inimigos? Ou será que ele está sonhando tudo o que acontece com ele, vítima de um mau funcionamento do programa Rekall e incapaz de escapar de sua memória artificial?

    O público que descobriu o filme nos cinemas tem se feito essa pergunta obsessiva há 34 anos. E, infelizmente, continuarão a fazê-la por muito tempo. Afinal, em uma entrevista concedida em 2016, o diretor holandês declarou que havia trabalhado ativamente com o roteirista de O Vingador do Futuro para evitar favorecer uma das duas opções e garantir que a dúvida permanecesse no final do filme:

    O Vingador do Futuro não nos diz se é realidade ou um sonho.

    “O filme nos diz que existe esta realidade e depois aquela realidade, e que ambas existem simultaneamente. (...) Nunca houve nenhuma escolha feita por mim ou pelo roteirista de dizer que é realmente o sonho dele ou que é a realidade. (...) Eu tinha a sensação de que não deveria dizer: ‘Isso é verdade e isso não é verdade’.”

    Kinowelt GmbH

    Optando conscientemente por deixar esse mistério pairando sobre todo o seu filme, o cineasta fez tudo o que pôde para garantir as duas hipóteses:

    “Trabalhamos muito para garantir que ambas [as hipóteses] fossem coerentes e que ambas pudessem ser verdadeiras. E acho que fomos bem-sucedidos. Portanto, acho que não há solução. Ambas são verdadeiras. Eu disse a mim mesmo (...) que isso era inovador em termos de linguagem cinematográfica, até certo ponto, que existem duas realidades e que não escolhemos.“

    O que você acha do final do filme? Acha que Arnold Schwarzenegger está sonhando?

    O Vingador do Futuro
    O Vingador do Futuro
    Data de lançamento 15 de novembro de 1990 | 1h 53min
    Criador(es): Paul Verhoeven
    Com Arnold Schwarzenegger, Rachel Ticotin, Sharon Stone
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top