Minha conta
    "É muito mais trágico": Paul Verhoeven explica por que os remakes de Robocop e O Vingador do Futuro são piores do que os filmes originais de ficção científica
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O diretor de Tropas Estelares não ficou nada feliz com essas novas adaptações.

    O diretor Paul Verhoeven nos deixou vários filmes inesquecíveis durante seus anos em Hollywood, como Tropas Estelares, Instinto Selvagem, O Vingador do Futuro e Robocop. Os dois últimos tiveram refilmagens vários anos depois, ambas muito inferiores aos filmes originais. O cineasta já havia falado anos atrás sobre o que havia de errado com essas novas versões - na época, ele apontou que elas eram "sérias demais" - e agora ele falou novamente sobre por que elas são piores.

    Em uma entrevista ao Metrograph, Verhoeven confirmou que assistiu às duas refilmagens e não ficou satisfeito com o resultado final. No caso da versão de Joel Kinnaman de Robocop, ele diz o seguinte:

    "O problema, ao que me pareceu, é que ele estava realmente ciente de que havia perdido todas as pernas e braços. Ele sabe disso desde o início. A beleza do Robocop original, o que faz com que não seja pura tragédia ou algo do gênero, é que ele realmente não sabe mais. Ele tem algumas lembranças vagas quando vai à sua antiga casa, mas o RoboCop não é uma figura trágica.

    Sim, ele é morto da maneira mais horrível no início. Mas quando o vemos novamente como um robô, ele não sente isso. No novo filme, quando ele se lembra de tudo, é muito mais trágico. Queríamos que você o aceitasse no início como um policial robótico. Foi isso que fizeram com ele. Na minha opinião, achei que era um problema torná-lo mais trágico."

    TriStar Pictures

    Verhoeven também não é muito gentil com o remake de O Vingador do Futuro, protagonizado por Colin Farrell, especialmente por dispensar qualquer tipo de ambiguidade, algo muito presente em seu filme:

    "Achei que tinha muitos efeitos especiais, mas esse mistério - é verdade ou não é verdade? - Eu não sentia mais isso. O interessante do filme original é que, no final, quando Rachel Ticotin diz: "me beije rápido antes de acordar, você ainda não sabe se é verdade ou não".

    A verdade é que os filmes de Verhoeven são clássicos do cinema de ficção científica, enquanto quase ninguém se lembra mais dos remakes de O Vingador do Futuro e Robocop. Além disso, os dois blockbusters decepcionaram nas bilheterias, especialmente o primeiro.

    O Vingador do Futuro
    O Vingador do Futuro
    Data de lançamento 15 de novembro de 1990 | 1h 53min
    Criador(es): Paul Verhoeven
    Com Arnold Schwarzenegger, Rachel Ticotin, Sharon Stone
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top