Quem cresceu durante os anos 2000 certamente também se apaixonou pelos filmes de As Crônicas de Nárnia. Aquele mundo mágico fascinou gerações desde a publicação do primeiro livro de C.S. Lewis em 1950, deixando muitos jovens com o sonho de visitar os locais das aventuras de Aslan, Lucy, Peter, Susan, Edmund e Príncipe Caspian. Mas que você faria se eu te contasse que Nárnia existe na vida real? Tecnicamente. Calma que a gente explica:
Na realidade, existe uma cidade antiga na Itália chamada Narni, que incentivou o nome do reino criado por C.S. Lewis. É verdade que o autor se inspirou em vários locais que conheceu durante a juventude na Irlanda, porém ele também era apaixonado pela cultura italiana - segundo seu secretário e biógrafo, Walter Hooper. Inclusive, o nome do local também surge pelo Rio Nahar, que significa "água que corre" em tradução livre. Quem acompanha as obras originais, sabe que o ciclo da água é parte fundamental da natureza de Nárnia.
Monticelllo/Dreamstime
Outras coincidências relacionam o reino de Nárnia com a Itália. Veja por exemplo o leão Aslan, um dos personagens mais importantes dos livros. O leão também era símbolo de força e poder pelos romanos e aparece em alguns locais da cidade, como no Pazzalo Comunale. Já uma das padroeiras do local é a Santa Lúcia de Narnia, cujo verdadeiro nome era Lucy Brocadelli - curiosamente, o mesmo nome da pequena criança que mais venera a magia de Nárnia na história.
Christa Eder/Dreamstime
Atualmente, a cidade de Narni abraçou a cultura popular de As Crônicas de Nárnia, criando visitas guiadas e eventos para os fãs da obra de C.S. Lewis. Mas, mesmo sem isso, o local já é atraente por si só, com belas paisagens e festividades - inclusive um festival medieval anual, o Corsa all’Anello.
Narni Turismo
Curiosamente, décadas depois da publicação dos livros de As Crônicas de Nárnia, a cidade Narni também mostrou ter um mundo escondido - só que não era dentro de um guarda-roupa. Em 1979, três meninos descobriram uma passagem secreta: escondidos por imagens de santos, foram descobertos os restos de câmaras de tortura utilizadas durante a Inquisição. E frases escritas pelas vítimas dessa perseguição ainda estavam presentes nas paredes...
Sophie's World
Após três filmes que arrecadaram mais de 1 bilhão de dólares, As Crônicas de Nárnia se tornou a nova aposta da Netflix, sendo o primeiro filme dirigido por Greta Gerwig após o sucesso Barbie. O longa será lançado nos cinemas em novembro de 2026, até ganhar seu lar permanente no serviço de streaming no natal do ano que vem. Rumores apontam que a nova franquia pode ter as participações de Meryl Streep (como Aslan), Daniel Craig, Carey Mulligan e Emma Mackey.