Parte das grandes franquias de fantasia dos anos 2000, As Crônicas de Nárnia chegou aos cinemas para acompanhar o sucesso de outras adaptações literárias e, assim como Harry Potter e O Senhor dos Anéis, foi responsável por apresentar - mesmo que ligeiramente - o crescimento dos atores nas telas.
Lançado há 20 anos, As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa deu início à trilogia que, em breve, deve ganhar novos moldes a partir da parceria entre Greta Gerwig (Barbie) e a Netflix.
“Não tenho vergonha”: Ela estrelou uma das maiores franquias de ficção científica, mas agora implora por um papel em novo Crônicas de NárniaA trama acompanha Lúcia (Georgie Henley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Pedro (William Moseley), quatro irmãos que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial. Eles vivem na propriedade rural de um professor misterioso, onde costumam brincar de esconde-esconde. Em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia.
Este novo mundo é habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, que já foi pacífico mas hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton), que fez com que o local sempre estivesse em um pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis.

Após Príncipe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada, o elenco se despediu dos personagens que interpretaram durante meia década. Embora tenha conseguido um sucesso moderado, o terceiro filme não deu abertura para o quarto capítulo, que já estava nos planos da Sony Pictures. Isso porque a produtora que obtinha os direitos, Mark Gordon Company, foi comprada pela eOne e os planos mudaram.
Enquanto alguns seguiram na carreira artística, como Anna Popplewell, que esteve em A Freira 2 recentemente, teve quem abandonasse Hollywood logo após o último longa, como Skandar Keynes, que hoje trabalha como assessor político.
Uma grande saga de fantasia está prestes a ser revivida pela Netflix: Está no nível de O Senhor dos Anéis e merece uma segunda chanceCom quase 30 anos, a caçula da família Pevensie também segue como atriz: Georgie Henley coleciona créditos em produções como A Diplomata e The Spanish Princess. Já o mais velho do grupo principal, William Moseley, segue com a carreira mais prolífica entre eles. Nos últimos anos, o ator foi visto em Royal-ish, Home Sweet Home Rebirth, Até o Limite e A Maldição de Raven's Hollow.
Abaixo, confira o antes e o depois do quarteto.
Edmundo Pevensie | Skandar Keynes (33 anos)

Susana Pevensie | Anna Popplewell (36 anos)

Lúcia Pevensie | Georgie Henley (29 anos)

Pedro Pevensie | William Moseley (37 anos)

Os três filmes de As Crônicas de Nárnia estão disponíveis no Disney+.