Lançado em 2012, Os Miseráveis é um dos musicais de maior sucesso no cinema, com estrelas de Hollywood como Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Eddie Redmayne e Amanda Seyfried, mas foi um grande desafio para o elenco.
Os protagonistas Hugh Jackman e Anne Hathaway sofreram bastante em suas preparações para interpretar seus personagens no filme dirigido por Tom Hooper.
Hugh Jackman perdeu e ganhou peso para interpretar Jean Valjean, e precisou fazer uma dieta rigorosa e seguir uma rotina intensa de treinamento – inclusive vocal. “Estranhamente, isso era quase mais físico do que um filme dos X-Men ! Eu estava passando ainda mais tempo na academia – tipo três horas na academia – porque eu precisava ficar o mais magro possível, mas ainda manter alguns músculos", disse o ator ao Vulture.
Já Anne Hathaway sofreu uma drástica perda de peso que prejudicou sua saúde. Foram mais de 11 kg em 15 dias para interpretar Fantine. "Perdi uma quantidade nada saudável de peso em apenas duas semanas. Não tinha noção de nutrição. Exigi muito do meu corpo e, no final, o que acabou pagando por isso por muito tempo foi meu cérebro. Senti muita ansiedade e fiquei muito perdida por causa disso", relembrou no podcast The Jess Cagle Show.
Ganhou 3 Oscars e arrecadou mais de 440 milhões de dólares: Espetáculo épico com Hugh Jackman e Russell CroweOs Miseráveis foi uma experiência nova para Eddie Redmayne e Amanda Seyfried, que estavam em ascensão na época, especialmente pela necessidade de cantar ao vivo as músicas nas filmagens. "Eu mal tinha feito cinema. Definitivamente, eu sentia que ainda estava aprendendo", disse Redmayne à Vanity Fair.
"Quando começamos a filmar, foi assustador pra caramba. Tenho meus problemas comigo mesmo e com a minha voz, mas acho que a lembrança daquele filme começou com a camaradagem, o verdadeiro companheirismo que tivemos desde o início", acrescentou Seyfried. A atriz, em particular, ainda "tem pesadelos" com performances musicais.
"Tive muitos momentos em que me senti completamente arrependida. Gostaria de poder refazer Os Miseráveis completamente, porque ainda tenho pesadelos com a parte de cantar ao vivo", confessou no Actors on Actors da Variety. Mesmo assim, Amanda Seyfried explica à Vanity Fair que realmente foi um sonho realizado trabalhar na produção.
Estávamos todos fazendo aquilo porque também sabíamos que era AQUELE. Eles não vão conseguir fazer aquilo pelos próximos 50 anos
Os Miseráveis arrecadou US$ 442,8 milhões de bilheteria e venceu três Oscars (de oito indicações), incluindo Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway. A história do filme se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).