Ao longo dos anos, tivemos diversas iterações do Super-Homem e, ainda assim, a nova versão parece ter inflado as expectativas do público. Isso porque, além de abrir a nova era do Universo Expandido DC (DCU), Superman recupera a essência do personagem, trazendo um protagonista com camadas que vão além do "Homem de Aço".
Esse lado sensível e verdadeiramente humano do herói foi o que motivou a escalação de David Corenswet como o herdeiro da capa vermelha. Para James Gunn, o ator de Pearl conseguiu traduzir tanto o lado Super-Homem quanto o coração de Clark Kent para a câmera e, principalmente, em suas interações com a Lois Lane de Rachel Brosnaham.
Para que o longa-metragem transcendesse a fórmula básica dos blockbusters de super-herói, o diretor buscou fontes de inspiração em outros filmes que atingissem seu objetivo de equilibrar bem cenas de ação dinâmicas e visuais impressionantes com um lado mais sensível:
"Minha missão é fazer um filme como Godzilla: Minus One, que retrata Godzilla, mas também tem um ótimo drama humano. [Superman], em sua essência, é uma história humana. O relacionamento entre Clark Kent, Lois Lane e o vilão Lex Luthor está no cerne da obra .", disse Gunn em entrevista ao site japonês Cinema Today.

Godzilla: Minus One não faz parte do MonsterVerse da Legendary e tem uma abordagem crítica da clássica história do lendário kaiju, realçando o impacto da guerra nas vidas de cada um dos personagens. Mesmo produzido com um orçamento enxuto, o filme de Takashi Yamazaki levou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 2024, se tornando o primeiro concorrente de língua não-inglesa a conquistar a estatueta.
Além do aspecto humano, é possível notar outras formas que os filmes de monstros japoneses como servem de base para a primeira leva de lançamentos da DC Studios, DCU Capítulo Um: Deuses de Monstros. Logo no trailer de Superman, vemos um monstro gigante destruindo Metrópolis seguindo aparência e o modus operandi de Godzilla, por exemplo.
Superman estreia nos cinemas brasileiros no dia 10 de julho, enquanto Godzilla: Minus One está disponível para streaming na Netflix.