Se você é fã de filmes de terror que brincam com a ideia do silêncio como meio para sobreviver, um longa disponível na Netflix é justo o que você está procurando. Dirigida por John R. Leonetti (cineasta responsável pela direção de Annabelle e pela direção de fotografia de Invocação do Mal), essa história combina criaturas letais, isolamento e decisões difíceis em meio a uma ameaça catastrófica.
A trama acompanha a história de um grupo de pesquisadores que, ao explorar cavernas remotas, desperta sem querer estranhas criaturas chamadas Vesps, que parecem morcegos pré-históricos que atacam ao ouvirem o mais baixo dos sons. O caos, então, se instala e o governo responde decretando uma quarentena nacional, mas nem todos acham que ficar em casa é a melhor opção.
Netflix
Com os Vesps se espalhando pelo país, uma adolescente surda chamada Ally (Kiernan Shipka) e sua família decidem deixar a cidade e se refugiar no campo. A ideia? Encontrar um lugar mais calmo e, em teoria, mais seguro. Ela é acompanhada por seu pai (Stanley Tucci), sua mãe (Miranda Otto), seu irmão mais novo e um amigo próximo da família (John Corbett). O que se segue é uma jornada por uma estrada deserta atormentada por monstros, e também por outros humanos.
The Silence se baseia na obra homônima de Tim Lebbon publicada em 2015. Embora seja frequentemente comparada com Um Lugar Silencioso, a verdade é que a trama, comandada por John R. Leonetti, veio antes. É impressionante a coincidência do enredo com uma protagonista surda e uma ambientação na qual o barulho significa morte, mas cada filme segue um caminho diferente. Em The Silence, por exemplo, a história foca também na reação da sociedade e em como o medo pode converter as pessoas em perigos inesperados.
Essa é uma das minisséries mais assustadoras da Netflix: Apenas 9 episódios e 87% de aprovaçãoUma das cenas mais comentadas mostra o personagem de Tucci enfrentando uma situação extrema e tomando uma decisão questionável que mostra até onde alguém pode ir para proteger quem ama. Também há espaço para seitas, tensão entre estranhos e um dilema constante sobre se vale a pena ou não confiar nos outros.
Kiernan Shipka e Miranda Otto se reencontram neste longa depois de trabalharem em O Mundo Sombrio de Sabrina e a química entre as duas funciona igualmente bem. O filme mantém um ritmo constante, sem se arrastar por muito tempo (dura apenas uma hora e meia), algo ideal para uma noite de suspense sem necessidade de maratona.
Embora não seja uma super produção, The Silence é entretenimento suficiente para quem gosta de um terror apocalíptico com toques de reflexão sobre a essência do comportamento humano. Se estiver procurando algo para assistir hoje à noite, já sabe por onde começar.