Não é de hoje que Tom Cruise arrisca sua própria vida na franquia Missão Impossível e ele quase morreu durante as filmagens de uma cena de ação em Missão Impossível - O Acerto Final, que pode ser sua última aventura no papel de Ethan Hunt.
Em um dos momentos mais insanos e arriscados de Missão Impossível - O Acerto Final, Tom Cruise realiza seu sonho de infância e fica pendurado fora de um avião, agarrado à asa de um biplano Boeing Stearman. Durante uma masterclass no Festival de Cannes (via France 24), o diretor Christopher McQuarrie revelou como foram as filmagens:
"Quando você sai da cabine do avião, é como pisar na superfície de outro planeta. O vento sopra da hélice a mais de 225 km/h. Você está respirando, mas apenas fisicamente. Você não está recebendo oxigênio de fato", explicou McQuarrie sobre o desafio.
Conhecendo Tom Cruise, é claro que ele arriscou a vida fazendo a cena:
Tom [Cruise] se esforçou tanto que ficou tão fisicamente exausto que não conseguiu se levantar da asa. Ele estava deitado na asa, com os braços pendurados para a frente. Não conseguíamos dizer se ele estava consciente ou não. Você não pode fazer isso quando está inconsciente
No final das contas, após o susto, tudo ficou bem e a cena foi concluída em segurança. "Observamos Tom enquanto ele se levantava e colocava a cabeça na cabine para repor o oxigênio em seu corpo e então subir na cabine e pousar o avião em segurança. Ninguém na Terra consegue fazer isso, exceto Tom Cruise", completa o diretor.
Missão Impossível 8: Tom Cruise revela a única façanha fisicamente impraticável do filme; e ele fez o diretor testá-la para comprovar seu argumento"Eu gosto da sensação (de medo). É apenas uma emoção para mim. É algo que não me paralisa", contou Tom Cruise sobre o motivo para fazer suas próprias cenas de ação nos bastidores dos filmes. "Eu fico tipo, 'Ah, isso é emocionante'... Não me importo de encontrar o desconhecido. Era isso que eu sonhava em fazer quando era criança".
Na coletiva de Missão Impossível - O Acerto Final no Festival de Cannes, Tom Cruise explicou que isso só é possível após muito trabalho e planejamento de cada sequência de ação. "Se trata de encontrar as posições da câmera e toda a engenharia. Representa milhares de horas de trabalho de muitas pessoas, artesãos, pilotos, engenheiros, décadas de trabalho para conseguir desenvolver essas coisas, que é estudar essas sequências aéreas. Eu piloto jatos, pilotos acrobáticos, helicópteros. E então como aplicamos o conhecimento dessa física? Eu estou puxando isso para dentro ou saltando de paraquedas, e digo: 'OK, eu entendo o suficiente sobre isso. Eu realmente acredito que podemos fazer isso'".