Os fãs de fantasia provavelmente conhecem a saga O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, de cabo a rabo. Provavelmente também já viram a trilogia O Hobbit e, claro, a série da Amazon Os Anéis de Poder. E se você gosta de ler e é um entusiasta de fantasia, também já está familiarizado às obras literárias de J.R.R. Tolkien. Mesmo aqueles que não devoraram os livros, os filmes ou a série pelo menos já ouviram falar deles. Mas quem foi esse Tolkien que nos deu a maior e mais famosa saga de fantasia do nosso tempo?
Você pode descobrir mais sobre o escritor como pessoa no Disney+, que tem o filme Tolkien, de 2019, em seu catálogo – um longa biográfico sobre o lendário escritor com a estrela de X-Men, Nicholas Hoult, no papel principal.

No filme, a vida de Tolkien em sua juventude é mostrada como a de um homem completamente normal no início do século XX: ele frequenta a faculdade, se apaixona (por sua futura esposa Edith, interpretada pela estrela de Emily em Paris, Lily Collins) e precisa ir para a guerra – onde tem experiências horríveis que o diretor Dome Karukoski ilustra em seu filme como a inspiração de Tolkien para Mordor.
A história de amor de J.R.R. Tolkien
A Terra-Média fica em segundo plano na cinebiografia de Tolkien – Karukoski se concentra mais no romance entre Tolkien e Edith e dá mais ênfase à timidez e ao entusiasmo do escritor pela linguagem. Qualquer um que esteja interessado no homem por trás do mito de O Senhor dos Anéis e também goste de cinebiografias históricas ficará satisfeito com Tolkien (mesmo que não tenha grandes referências ao seu épico de mega-fantasia).
O filme está no Disney+.