Branca de Neve é uma história real? Essas duas figuras históricas podem ter inspirado a personagem da Disney
Isabelle Strumillo
Viciada em se emocionar com boas histórias, Isabelle assiste a todo documentário, comédia romântica e animação que aparece na sua frente. A paixão pela cultura pop e pela arte transforma sua forma de enxergar o mundo

Longe de finais felizes, duas jovens alemãs do século XVIII podem ter inspirado os momentos trágicos vividos por Branca de Neve.

Não é novidade que os contos de fadas apresentados pela Disney são inspirados em histórias reais, as quais costumam destruir o mundo lúdico e perfeito vendido pela companhia. É claro que a onda de teorias não poderia deixar o clássico da Branca de Neve fora dessa.

Apesar do final encantador do desenho, as duas mulheres que desde o século XVIII motivaram o mito não tiveram um desfecho muito parecido.

O live-action de Branca de Neve é bem diferente da animação original, mas como a trama de Rachel Zegler se compara ao livro que deu origem à história?

Foi em 1994 que o estudioso alemão Eckhard Sander escreveu a tese intitulada ‘Branca de Neve: É um conto de fadas?’, contando a história de Margaretha von Waldeck, primeira mulher apontada como a Branca de Neve da vida real. Com alusões ao príncipe encantado e a maça envenenada, a condessa bávara inicia as pesquisas de Sander.

A mais bonita do reino

Margaretha von Waldeck viveu uma vida difícil, assim como a princesa.  The Walt Disney Company France
Margaretha von Waldeck viveu uma vida difícil, assim como a princesa.

Aos 17 anos, a jovem foi obrigada pela sua madrasta a mudar-se para Bruxelas. Sem um bom convívio com a mulher e uma beleza exuberante, a jovem acabou atraindo o príncipe Filipe e teve o seu destino transformado para sempre. O rapaz, que anos depois se tornaria Filipe II da Espanha, não hesitou em pedir Margaretha em casamento, para desgosto de seu pai, Carlos V.

Assim como Branca de Neve, a jovem foi envenenada, porém finalizou a vida tragicamente. Além de não ter tido tempo o suficiente para se casar com o príncipe e se tornar uma princesa, ela viveu poucos anos de sua vida nesse cenário um tanto quanto mágico, pois aos 21 anos foi encontrada morta. Sander alega que o pai de seu amado foi o responsável pela morte. Apesar de uma série de evidências terem sido armadas para se parecer com um suícidio, a caligrafia trêmula da moça em seu testamento final indicava tremores causados por venenos.

O espelho mágico da madrasta má

Madrasta também assombrou a vida da Branca de Neve real The Walt Disney Company France
Madrasta também assombrou a vida da Branca de Neve real

Em 1729, Maria Sophia von Erthal vivia uma vida parecida com a do conto de fadas, mas não pelo motivo positivo dele. A madrasta tentando destruir sua vida é, sem dúvidas, a principal relação das duas. O historiador Karlheinz Bartels conta que a nova esposa de Christoph deixava clara a sua antipatia pelas enteadas, e um ciúme doentio para o fato de Maria Sophia ser vista como uma moça gentil acabou afetando a tranquila vida da burguesa.

Moradora do Castelo de Lohr, é possível ter contato com o famoso ‘espelho mágico’. Presente de seu pai a sua madrasta, o espelho não falava, mas tinha uma superfície tão lisa que era surpreendente para os padrões da época. O objeto está disponível para apreciação no museu do castelo, localizado na Alemanha.

Branca de Neve
Branca de Neve
Data de lançamento 20 de março de 2025 | 1h 49min
Criador(es): Marc Webb
Com Rachel Zegler, Gal Gadot, Andrew Burnap
Assista agora no Disney +

A presença de anões na história se dá por conta do período em que as duas viviam. Em áreas da Alemanha onde a mineração era a fonte de renda mais lucrativa, apenas pessoas de baixa estatura poderiam adentrar as minas e trabalhar para os ricos.

facebook Tweet
Links relacionados