Minha conta
    Mickey Mouse acaba de virar domínio público, mas a Disney tem um problema ainda MAIOR com suas animações
    Jefferson Sousa
    Jefferson Sousa
    Jornalista, documentarista e pesquisador de cultura popular. Ama contar e ouvir histórias especiais de pessoas comuns.

    Lançado em 1928, Steamboat Willie, curta que introduziu o famoso e carismático rato ao mundo, entrou oficialmente em domínio público.

    Já se passaram quase 95 anos desde que Steamboat Willie foi lançado. O curta de Walt Disney e Ub Iwerks lançou Mickey Mouse ao mundo em 1928 e, de acordo com a lei estadunidense, o personagem principal da casa entrou em domínio público. Este é uma tremenda questão para os próximos anos da The Walt Disney Company.

    Desta forma, os personagens de Steamboat Willie entraram em domínio público em 1º de janeiro de 2024 nos Estados Unidos, e agora podem ser compartilhados, reimaginados e reaproveitados legalmente – tanto que um filme de terror com Mickey Mouse assassino já foi anunciado.

    Mas, vale lembrar, que apenas a primeira versão de Mickey que apareceu no curta Steamboat Willie está em domínio público nos Estados Unidos. Enquanto isso, as demais versões mais modernas do Mickey ainda estão protegidas por direitos autorais.

    "Versões mais modernas de Mickey não serão afetadas pela expiração dos direitos autorais de Steamboat Willie, e Mickey continuará a desempenhar um papel de liderança como embaixador global da Walt Disney Company em nossa narrativa, atrações de parques temáticos e mercadorias", disse um porta-voz da Disney em comunicado (via Deadline).

    “É claro que continuaremos a proteger nossos direitos nas versões mais modernas do Mickey Mouse e outras obras que permanecem sujeitas a direitos autorais, e trabalharemos para nos proteger contra a confusão do consumidor causada pelo uso não autorizado do Mickey e de nossos outros personagens icônicos", explica o comunicado.

    Disney tem um problema ainda MAIOR com suas animações

    Para o bem ou para o mal, Walt Disney deu o tom quando se tratava de fazer desenhos animados e seu estudo é um dos principais pilares da história da animação. Graças a clássicos como Branca de Neve e Os Sete Anões, Bambi, Fantasia ou Pinóquio, os estúdios Disney ditaram a forma de se fazer animação e se tornaram inesquecíveis para dezenas de gerações de crianças. O problema: muito do material original desses filmes já foi perdido.

    Estima-se que 95% do material de produção de alguns desses clássicos tenha sido destruído - e parece que parte da culpa é do próprio estúdio e de seus animadores.

    Disney

    Até relativamente pouco tempo atrás, todo o trabalho por detrás dos nossos filmes favoritos era feito à mão: com lápis, papel e tintas. Este foi um processo muito árduo e trabalhoso, mas ao qual os animadores colocaram muito cuidado e esforço. A questão é que nem sempre houve esse mesmo cuidado ao lidar com o material final dos filmes.

    Fantasia
    Fantasia
    Data de lançamento 25 de dezembro de 1940 | 2h 05min
    Criador(es): Ben Sharpsteen, James Algar, Samuel Armstrong
    Com Leopold Stokowski, Walt Disney, Corey Burton
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Disney +

    De acordo com Arthur Stevens, um dos animadores mais antigos da Disney e diretor de Bernardo e Bianca e O Cão e a Raposa, os animadores muitas vezes jogavam placas de animação no chão descuidadamente quando terminavam de trabalhar nelas.

    Era uma atitude que vinha para desestressar e desconectar, mas que acabou causando a perda de muito material clássico da Disney. Não só isso, mas os recursos também eram muito limitados e muitas vezes, os animadores tinham que reutilizar essas placas.

    Cada quadro foi desenhado sobre uma folha transparente, pintada com acrílico e, em seguida, colocada sobre o fundo determinado. Uma vez terminada a "filmagem" de cada cena, os lençóis eram limpos com acetona para que pudessem ser reutilizados com novas molduras, o que preserva um número muito limitado de pinturas.

    Disney

    Nesta época, os estúdios Disney certamente não estavam cientes de que estavam fazendo história na animação. Então, muito provavelmente, a conservação dos materiais não era uma prioridade maior do que chegar ao final do dia sem atrasos (e cortar o máximo possível em despesas).

    Pelo menos os filmes em si estão perfeitamente preservados e foram restaurados muitas vezes, então não há risco de perdê-los. Além disso, as coisas mudaram muito desde os anos 40 e agora é feito um esforço muito maior para preservar o material de desenho com o qual nossos filmes favoritos são criados.

    Os grandes clássicos da Disney estão disponíveis para streaming no Disney+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top