Não se comenta tão abertamente, mas Hollywood mantém há muito tempo uma relação bastante especial com o exército dos Estados Unidos. Para poder mostrá-los na tela e usar seus equipamentos, vimos como filmes da Marvel têm assessores procedentes dos departamentos de defesa, que costumam oferecer notas para mostrar o exército de maneira favorável.
Não é algo especialmente novo, e é algo com que lidaram filmes como Perigo Real e Imediato, cuja ação se passa justamente no coração dos serviços de inteligência e de defesa dos Estados Unidos. Harrison Ford lidera este memorável e emocionante filme de ação que encerra sua etapa como Jack Ryan, que você encontra para aluguel no Amazon Prime Video e Apple TV.
Quando o Almirante James Greer adoece de câncer, Jack Ryan é escolhido para substituí-lo como subdiretor da CIA. O primeiro caso que lhe encarregam consiste em investigar o assassinato de um dos melhores amigos do presidente, um influente homem de negócios cuja morte está relacionada ao tráfico de drogas na Colômbia.

No entanto, sem o conhecimento de Ryan, a CIA enviou um agente de campo secreto para liderar de forma ilegal uma força paramilitar com o objetivo de acabar com o cartel colombiano. As coisas se complicam ainda mais quando ele perde parte de sua equipe. Ryan deve arriscar não só sua carreira, mas sua vida para expor a verdade por trás do mistério.
A produção deste filme teve seus tropeços apesar do notável sucesso de Jogos Patrióticos alguns anos antes. O autor Tom Clancy estava pouco convencido com a direção criativa de seu personagem, por isso foi necessário reescrever profundamente o roteiro que seria produzido, além de dar-lhe mais dinheiro. Para piorar, o Pentágono também reclamou suas próprias reescritas, não ficando contentes com como são retratadas as altas esferas governamentais nem o presidente, e o reclamaram como parte do acordo para usar o equipamento militar.
Perigo Real e Imediato: tensão constante
Mesmo tendo que surfar todas essas complicações, Perigo Real e Imediato se ergue como outro exemplo desse filme de ação adulto comercial de toda a vida que entretém ao mesmo tempo que lida com problemas do mundo real. A eficiência de um diretor artesão como Phillip Noyce ajuda a manter sempre a tensão e o ritmo do filme.
Embora tudo seja mais fácil quando você tem um Harrison Ford em estado de graça, tendo além disso pegado o pulso de um personagem que claramente adora. Durante os anos noventa poderia ter liderado filmes como este sem se esforçar o mínimo, mas o fato de tentar aparentar que está se empenhando ao máximo é o que ajuda a nos manter entusiasmados.