O primeiro filme Disney com uma história original: Um dos melhores e mais bem-sucedidos que se aproximou de Jurassic Park
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

30 anos depois continua sendo o filme de animação tradicional mais bem-sucedido da história.

Um dos filmes animados mais queridos da história da Walt Disney Animation Studios é O Rei Leão, lançado em 1994 em plena era dourada da companhia após seu renascimento. Dirigido por Rob Minkoff e Roger Allers com roteiro de Irene Mecchi, Jonathan Roberts e Linda Woolverton, o longa-metragem era o número 32 do estúdio, mas conseguiu marcar um marco em relação aos 31 anteriores: ser o primeiro baseado em uma história original e não ser adaptação de uma já existente.

No filme, que ganhou dois prêmios Oscar e foi o filme de maior bilheteria no ano de seu lançamento, 1994, nos é contada a história de Simba, um jovem leão, futuro Rei da savana, que, após perder seu pai em um trágico acidente, se afasta de seu lar e começa uma nova vida. Junto com seus amigos Timão e Pumba, um suricato e um javali, Simba alcança a idade adulta no anonimato, mas finalmente tem que enfrentar seu destino para salvar o que um dia foi seu lar, mesmo que isso signifique reviver os traumas do passado.

No entanto, embora O Rei Leão seja considerado o primeiro filme original, durante anos se falou de suas fortes semelhanças com outras obras que podem ter servido de inspiração, especialmente Hamlet, de William Shakespeare. Da mesma forma, os realizadores também mencionaram as histórias de José e Moisés da Bíblia, ainda que a história do filme não se baseie diretamente em nenhuma delas.

Walt Disney

Mais de 30 anos depois de seu lançamento, O Rei Leão continua sendo considerado um dos melhores filmes Disney de todos os tempos. Em 2019 foi objeto de sua própria versão hiper-realista sob a direção de Jon Favreau e em 2024 pudemos ver O Rei Leão: Mufasa, uma prequela que explorava as origens do pai de Simba.

Com 763,5 milhões de dólares arrecadados, O Rei Leão foi o filme de maior bilheteria de seu ano e o filme animado mais bem-sucedido da história até que Procurando Nemo lhe tirou o posto em 2003. O querido filme, cuja arrecadação global acabaria ascendendo a 978 milhões de dólares, também foi o segundo maior sucesso de bilheteria na época, muito próximo de Jurassic Park, com 1,058 bilhão de dólares.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados