Quando você pensa em Bruce Willis, você imediatamente pensa em uma estrela de ação – afinal, ele se tornou mundialmente famoso com seu papel de destaque como John McClane em Duro de Matar. No entanto, uma olhada na filmografia do ator, agora com 70 anos, mostra rapidamente que esse longa se sobressai muito.
Claro que seu currículo inclui inúmeros sucessos de bilheteria como O Último Boy Scout e Armageddon. Mas, além de Duro de Matar 2, Willis tem evitado jogar pelo seguro com outros papéis de um homem só desde seu grande sucesso.
No início da década de 1990, ele apareceu em um drama veterano (Fantasmas da Guerra), uma sátira do mercado de ações (A Fogueira das Vaidades), uma comédia musical de bandidos (Hudson Hawk – O Falcão Está à Solta) e um drama de gângsteres (Billy Bathgate - O Mundo a Seus Pés) e também emprestou sua voz para Baby Mikey nos dois primeiros filmes Olha Quem Está Falando.

O que a maioria dos filmes mencionados têm em comum, além de Bruce Willis, é que foram fracassos absolutos de bilheteria. Outro filme em que o ator de O Sexto Sentido apareceu durante essa fase de sua carreira mais que dobrou seu (modesto) orçamento de 7 milhões de dólares – mas foi rapidamente esquecido. Estou falando de Pensamentos Mortais (1991), em que Willis apareceu ao lado de sua então esposa e indicada ao Oscar Demi Moore.
O suspense gira em torno da cabeleireira Cynthia Kellogg (Moore), que é interrogada na delegacia pelo detetive John Woods (Harvey Keitel). O motivo? Dizem que sua melhor amiga e colega de trabalho, Joyce Urbanski (Glenne Headly), assassinou seu marido alcoólatra, James (Willis).
O que realmente está por trás disso e será que Cynthia sabe mais do que inicialmente admite? Em flashbacks, o diretor Alan Rudolph (que mais tarde também fez a sátira fracassada À Beira da Loucura com Willis) revela a verdade.

Bruce Willis acha que Pensamentos Mortais é subestimado
Em uma entrevista à Esquire, Willis relembrou os primeiros dias de sua carreira e teve palavras calorosas para o filme de Rudolph: “Gosto de um pequeno filme do início dos anos noventa chamado Pensamentos Mortais”, disse a estrela de Pulp Fiction.
Meu papel foi pouco desenvolvido, mas aprendi muito com ele. Ninguém se lembra dele.
Se você pensa da mesma forma, mas gostaria de mudar isso, infelizmente você não tem sorte com os serviços de streaming habituais, uma vez que o filme não está disponível em nenhum serviço de distribuição online.
A crítica ficou entusiasmada com o filme
A resposta da imprensa especializada na época foi mista: o site de análises norte-americano Rotten Tomatoes contabiliza apenas 56% de aprovação das análises predominantemente positivas. Mas também houve algumas vozes entusiasmadas, incluindo a do crítico Roger Ebert. Ele escreveu no Chicago Sun-Times
"O roteiro [...] é cuidadosamente construído para que os flashbacks durante o testemunho nunca revelem muito, mas também não obscureçam nada intencionalmente. Mas o roteiro não é apenas inteligente — é também muito engraçado, de uma forma mórbida e encharcada de sangue [...]"
*Conteúdo Global AdoroCinema.