Há 31 anos, ele interpretou o filho de Forrest Gump: O que aconteceu com um dos atores mirins mais famosos dos anos 90?
Eduardo Silva
Eduardo Silva
-Redator
Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

Ele foi indicado para um Oscar com apenas 11 anos de idade, mas Haley Joel Osment não teve uma grande carreira no cinema.

A frase “I see dead people” (Eu vejo gente morta) foi classificada em 44º lugar na lista das 100 melhores citações de filmes de todos os tempos pelo American Film Institute. Essas palavras cheias de medo foram ditas no suspense O Sexto Sentido (1999) pelo então ator mirim Haley Joel Osment, que dificilmente poderia imaginar que elas o tornariam mundialmente famoso praticamente da noite para o dia.

Em 2000, o garoto de 11 anos foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua interpretação comovente de Cole Sear, o personagem do filme de M. Night Shyamalan, que vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Osment ainda é o segundo ator mais jovem a ser indicado nessa categoria.

Haley Joel Osment em O Sexto Sentido Gaumont Buena Vista International
Haley Joel Osment em O Sexto Sentido

Era sinal de partida para uma gloriosa carreira em Hollywood, como muitos especialistas presumiram na época. No entanto, isso não aconteceu, pois a fama de Osment desapareceu ao longo dos anos.

Haley Joel Osment filmou com Tom Hanks, Steven Spielberg e Michael Caine antes de sumir do radar

Bruce Willis, seu parceiro de filmagem em O Sexto Sentido, não foi o primeiro grande astro com quem Osment pôde contracenar na frente das câmeras. Cinco anos antes, ele fez sua estreia no cinema como filho de Tom Hanks no filme vencedor do Oscar e sucesso de bilheteria Forrest Gump. Em 1996, ele assumiu o papel do sobrinho de Whoopi Goldberg na comédia de fantasia Bogus - Meu Amigo Secreto.

Após o imenso sucesso de O Sexto Sentido, o lendário diretor Steven Spielberg contratou Osment para o papel principal no conto de fadas de ficção científica A.I. - Inteligência Artificial, no qual ele interpretou um menino-robô programado para ter sentimentos reais. Mais uma vez, sua atuação foi convincente, mas esse foi seu último grande destaque na carreira.

Depois do filme de aventura completamente esquecido Lições Para Toda a Vida (2003), no qual atuou ao lado de grandes nomes de Hollywood como Michael Caine e Robert Duvall, Osment, que havia crescido e se tornado um adolescente, inicialmente se aposentou da atuação.

Forrest Gump - O Contador de Histórias
Forrest Gump - O Contador de Histórias
Data de lançamento 7 de dezembro de 1994 | 2h 20min
Criador(es): Robert Zemeckis
Com Tom Hanks, Gary Sinise, Robin Wright
Usuários
4,7
Assista agora no Paramount+

No entanto, sua longa pausa na carreira foi uma decisão consciente, mas também não ocorreu devido a um triste destino, como é o caso de tantas ex-estrelas mirins que são sobrecarregadas pela fama precoce. Em uma entrevista ao Independent em 2019, Osment falou sobre essa fase de sua vida:

“Acho que, às vezes, é esperado que haja essa escuridão, mas acho que há muito mais histórias de pessoas que tiveram experiências positivas no trabalho quando crianças e não vivenciaram esse tipo de história clichê. E esse foi o meu caso.”

Acima de tudo, seu ambiente saudável o ajudou a lidar mentalmente com a força avassaladora de Hollywood:

“Sei que tive muita sorte, porque havia outras crianças que talvez não tivessem pais para cuidar delas ou que trabalhavam em sets de filmagem onde não eram protegidas. Mas essa não foi a minha experiência.”

Haley Joel Osment tem interesse renovado em atuar

No início de sua carreira, seus pais lhe garantiram que ele poderia parar de atuar a qualquer momento se não quisesse mais, como Osment revelou ao EOnline. Esse desejo parece ter tomado conta dele novamente há cerca de dez anos, porque desde então o agora homem de 36 anos tem estado diante das câmeras com mais frequência.

Haley Joel Osment em Pisque Duas Vezes Warner Bros.
Haley Joel Osment em Pisque Duas Vezes

Ele participou de filmes como a comédia de terror Tusk, de Kevin Smith, o drama sobre crimes reais Extremely Wicked, Shockingly Evil and Vile e, mais recentemente, o suspense psicológico Pisque Duas Vezes. Ele também fez participações especiais em várias séries conhecidas, como Arquivo X, The Boys e The Kominsky Method.

Em breve, ele também participará da segunda temporada da série Wandinha, da Netflix. Resta saber se o currículo de Osment incluirá outro grande sucesso como O Sexto Sentido em algum momento no futuro. Mas, mesmo que isso não aconteça, o ex-astro mirim provavelmente não terá problemas com isso.

facebook Tweet
Links relacionados