"Foi um filme ruim": Mark Wahlberg ainda se arrepende deste thriller de ficção científica
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Ator não é necessariamente o queridinho dos críticos, mas tem grandes entradas em Hollywood.

Astro do hip-hop, modelo de roupas íntimas, indicado ao Oscar, convidado regular do Framboesa de Ouro: descrever a carreira de Mark Wahlberg como variada é quase um eufemismo. E por mais ambivalentes que sejam as opiniões sobre ele, uma coisa deve ser reconhecida sem inveja: por mais de três décadas, o homem de 53 anos tem sido visto regularmente diante das câmeras - e com bastante sucesso.

Depois que o artista provou inicialmente seu potencial de atuação em filmes famosos como Boogie Nights: Prazer sem Limites, Os Infiltrados e O Vencedor, nos últimos anos ele tem sido contratado principalmente para sucessos de bilheteria de ação unidimensionais, como Transformers 4 e 5, ou comédias como De Férias da Família.

Mais de 50 filmes na carreira, duas indicações ao Oscar e 45 dias na prisão: Mark Wahlberg foi preso no passado por crimes raciais

Em retrospecto, sua participação como protagonista no thriller de mistério sombrio Fim dos Tempos, de 2008, parece realmente uma decisão bastante corajosa. Mas o filme do entusiasta de reviravoltas M. Night Shyamalan se transformou em um desastre criativo. O próprio Wahlberg vê da mesma maneira.

"Um filme ruim"

20th Century Studios

Em uma coletiva de imprensa para seu filme O Vencedor, em 2010, Wahlberg também mencionou o projeto. Ele compartilhou abertamente seus pensamentos sobre o suspense de ficção científica: "Foi um filme ruim. [...] Dane-se, é o que é. As árvores, as plantas. Dane-se. Você não pode me culpar por não tentar interpretar um professor de biologia. [Afinal] eu não interpretei um policial ou um bandido."

As palavras de Wahlberg deixam claro que ele entende as muitas críticas negativas ao filme e que teria sido melhor não tê-lo feito. Mas o que o diretor Shyamalan diz sobre o veredito devastador de sua estrela?

Quando questionado sobre isso em uma entrevista de 2019 à Vulture, o cineasta respondeu de forma bastante pragmática que as críticas não o incomodavam: "A decisão é somente dele. Seja como for que ele queira julgar."

Thriller de ficção científica com uma mensagem ecológica: Do que se trata Fim dos Tempos?

20th Century Studios

Na trama, Wahlberg interpreta o professor de biologia Elliot Moore, que se depara com ocorrências estranhas nos Estados Unidos. Em várias partes do país, inúmeras pessoas cometem suicídio repentino, para o qual ninguém consegue encontrar uma explicação.

Elliot finalmente conclui que esta é uma reação protetora do mundo vegetal. Isso ataca o sistema nervoso das pessoas e as leva ao suicídio em massa. Elliot então tem apenas um objetivo: levar a si mesmo e sua família para um lugar seguro. Mas isso é mesmo possível?

Para assistir online hoje: Um suspense divertido com Mel Gibson e Mark Wahlberg

Apesar da recepção negativa, Fim dos Tempos foi tudo menos um fracasso. Afinal, o filme arrecadou mais de três vezes seu orçamento de 48 milhões de dólares nas bilheterias. Para Shyamalan em particular, o suspense representou um revés na carreira do qual ele só conseguiu se recuperar vários anos depois. O filme teve apenas um impacto limitado na carreira de Wahlberg, embora ele tenha assumido menos riscos na escolha de papéis depois.

Fim dos Tempos está disponível no catálogo do Disney+.

Fim dos Tempos
Fim dos Tempos
Data de lançamento 1 de janeiro de 2008 | 1h 31min
Criador(es): M. Night Shyamalan
Com Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo
Usuários
2,9
Assista agora no Disney +

*Conteúdo Global AdoroCinema

facebook Tweet
Links relacionados