Mais de 50 filmes na carreira, duas indicações ao Oscar e 45 dias na prisão: Mark Wahlberg foi preso no passado por crimes raciais
Rafael Felizardo
Rafael Felizardo
-Redator | Crítico
Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

Uma série de crimes de ódio marcou a vida do ator.

Sem sombra de dúvida, Mark Wahlberg é um dos nomes mais famosos da glamorosa Hollywood. Na carreira, o astro conta com mais de 50 trabalhos e duas indicações ao Oscar (Os Infiltrados e O Vencedor) - mas o que poucos sabem é que uma série de eventos de seu passado poderia ter colocado tudo a perder.

Apesar de ser um dos atores mais lucrativos da indústria, Wahlberg tem um histórico bem documentado de crimes de ódio cometidos contra pessoas negras e asiáticas. Em 1986, aos 15 anos, ele e alguns amigos perseguiram e atiraram pedras em diversas crianças negras, ato pelo qual foram processados em uma ação civil e assim receberam uma advertência. Em 1992, ele chutou repetidamente um homem negro no rosto e fraturou sua mandíbula, dando vida a outro caso que foi resolvido apenas verbalmente.

Em 1998, as violações voltaram a se repetir - e mesmo com a reincidência, não foram suficientes para impactar materialmente a carreira do ator. No período de um dia, Wahlberg deixou um homem inconsciente com um pedaço de madeira e deu um soco no olho de outro, atentando contra a vida de dois vietnamitas-americanos.

"Este babaca não vai estar no filme": Leonardo DiCaprio se recusou a contracenar com este famoso ator de Hollywood

Detido pela polícia, Wahlberg admitiu que atacou a primeira vítima enquanto fazia uma série de comentários racistas anti-asiáticos. Mais tarde, ele foi acusado de tentativa de homicídio e se declarou culpado de agressão criminosa, pela qual foi sentenciado a dois anos de prisão. No final das contas, ele cumpriu apenas 45 dias.

De acordo com um artigo do The Daily Beast de 2023, Wahlberg, de forma bastante controversa, solicitou em 2014 perdão ao estado de Massachusetts por suas condenações - mas não obteve êxito no pleito. Toda essa polêmica voltou a ficar em alta quando o ator apresentou uma das categorias do Screen Actors Guild Awards de 2023, dando o prêmio para o elenco predominantemente asiático de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

facebook Tweet
Links relacionados