John Wayne fez um número quase incontável de filmes em sua carreira de seis décadas: com um total de 135 papéis principais, ele até detém um recorde mundial! Embora o ator também tenha aparecido em comédias de aventura e filmes de guerra, ele deve sua fama ao gênero Western, que ele moldou diante das câmeras como Clint Eastwood.
Escolher o melhor de todos esses filmes não é uma tarefa fácil, principalmente quando você esteve diretamente envolvido em todos eles. No entanto, Wayne escolheu um faroeste que, aos seus olhos, se destaca entre todas as suas obras. Não surpreendentemente, ele mencionou um filme de John Ford, com quem tinha uma longa parceria artística: Legião Invencível.
RKO Pictures
Wayne e o diretor fizeram 14 filmes juntos, incluindo marcos imortais como No Tempo das Diligências (1939), Rastros de Ódio (1956) e O Homem que Matou o Facínora (1962). Mas Legião Invencível foi uma obra de 1949 que o ícone de Hollywood apreciou um pouco mais do que as outras obras-primas.
Qual a história de Legião Invencível?
Wayne interpretou um personagem quase 20 anos mais velho que ele: o veterano viúvo Capitão Cutting Brittles, que está se preparando para a aposentadoria. Mas antes que ele possa finalmente se aposentar, ele recebe uma última tarefa. Ele deve levar a esposa e a sobrinha do Comandante Major Allshard (George O'Brien) em segurança através do país, que está dilacerado pela rebelião e pela tensão.
RKO Pictures
Embora Legião Invencível tenha recebido apenas boas 3,1 de 5 estrelas na crítica dos usuários do AdoroCinema, é inegável que o público se prende pela sua melancolia e suas imagens de tirar o fôlego. Wayne até mesmo o chamou de seu favorito durante uma entrevista para o Merv Griffin Show.
Acho que meu filme favorito é Legião Invencível. Acho que fiz um bom trabalho lá.
Ele certamente o fez, embora a Academia tenha preferido sua atuação no drama de guerra Iwo Jima, o Portal da Glória - que foi lançado no mesmo ano e lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Na mesma entrevista, Wayne expressou sua decepção por não ter sido indicado por Legião Invencível, no qual ele disse ter apresentado sua melhor atuação.
Quando finalmente recebeu sua tão esperada estatueta de ouro em 1970, Wayne, que normalmente não era avesso a palavras duras, mostrou seu lado gentil e confirmou a um competidor famoso que ele merecia muito mais o prêmio.
*Conteúdo Global AdoroCinema.