Não é preciso apresentar John Wayne, um ator com mais de 200 filmes no currículo, uma franquia ainda maior que o universo Marvel, três vezes indicado ao Oscar e vencedor do prêmio de Melhor Ator por Bravura Indômita em 1970.
O ator teve parcerias bem estabelecidas durante a sua carreira, como o diretor John Ford, cineasta que Wayne mais trabalhou, colecionando 22 filmes, incluindo alguns em que o astro do faroeste fez apenas breves participações especiais. Mas, no que diz respeito aos atores, Wayne colaborou com o mesmo parceiro até 27 vezes ao longo de sua carreira!
Você o reconhece?

O nome do ator é Paul Fix e ele é um rosto muito familiar para os fãs do cinema americano, já que frequentemente aparece ao lado de John Wayne, às vezes em papéis importantes com diálogos, como em Os Filhos de Katie Elder, ou sem créditos, como em O Anjo e o Bandido.
Além de atuar, Paul Fix foi consultor de atuação de Wayne. Sua primeira aparição na tela com ele foi no drama de Sidney Lanfield, Three Girls Lost (1931), e continuaram até chegarem ao marco de 27 trabalhos juntos, o último sendo o faroeste Cahill, Xerife do Oeste (1973). Suas colaborações, abrangendo quatro décadas, incluem Rio Vermelho e El Dorado de Howard Hawks, Legião Invencível e Hondo.

Paul Fix era um veterano da indústria, que começou no cinema mudo com a comédia The Perfect Clown, ao lado de Larry Semon, em 1925. Desde então, ele apareceu em mais de 300 produções e também foi roteirista de filmes como The Notorious Mr. Monks e The Girl with Green Eyes, com John Wayne.
Sua última aparição no cinema foi em Wanda Nevada, dirigido e estrelado por Peter Fonda em 1979 e na televisão em um episódio de Quincy (1981). Paul Fix morreu dois anos depois devido a insuficiência renal. Ele tinha 82 anos.
*Conteúdo Global AdoroCinema.