Para tirar um projeto de 150 milhões de dólares do papel em Hollywood, você precisa de mais do que apenas uma boa história, uma boa equipe de roteiristas e bons contatos, mas de Jerry Seinfeld, de quem você provavelmente se lembra do lendário seriado cômico dos anos 80 e 90 que carrega seu sobrenome. Bastou contar uma piada e um jogo de palavras para Steven Spielberg para ganhar seu apoio e com ele ir para uma grande produtora para fazer Bee Movie - A História de uma Abelha.
Se você gosta de filmes de animação, vai conhecer essa produção. Em Bee Movie, o jovem operário Barry B. Benson parte pelo mundo com muito pólen em busca de néctar e aventura, dando início a uma incrível cadeia de eventos depois que decide conversar com humanos. O que aguarda o público são 90 minutos cativantes com momentos hilários que lotavam os cinemas 18 anos atrás (como o tempo voa...).
Roteirista de Bee Movie pede desculpas por conotação sexual em animação infantilCom o tempo, como os amigos de JV lembram, o filme se tornou um meme, com um vídeo (não disponível) se tornando popular em que a filmagem era acelerada toda vez que a palavra "bee" era pronunciada, reduzindo sua duração para sete minutos. Mas não é sobre isso que estou aqui para falar com vocês hoje, mas sim sobre sua origem.
"Ele me disse: 'Vamos fazer esse filme'"
DreamWorks
Em uma antiga entrevista com Oprah Winfrey publicada por ocasião da estreia do filme em 2007, Jerry Seinfeld, que também dubla a abelha, contou como o filme surgiu depois de tentar convencer Steven Spielberg a dirigir um comercial da American Express e fazer uma piada para quebrar o gelo enquanto jantávamos com ele em uma casa de praia nos Hamptons, Nova York.
"Na noite anterior a isso, eu estava tomando um Twizzler com alguns amigos e disse: 'E se alguém fizesse um filme chamado Bee Movie sobre abelhas?' Então, no jantar com Spielberg, eu simplesmente soltei isso só para aliviar o clima. Pensei que, como diretor, ele se divertiria com o termo 'filme B'. Mas ele não riu. Muito pelo contrário. Ele olhou para mim diretamente nos olhos e disse: 'Nós vamos fazer esse filme'. E eu fiquei tipo, 'O que você quer dizer com nós?' Ele disse que era uma ótima ideia e, quando ele é apaixonado por uma ideia, é quase assustador."
A nova série de Martin Scorsese e Steven Spielberg conseguiu reunir um elenco de luxoSpielberg foi até a DreamWorks com essa ideia, vendeu bem e você já sabe o resto. O filme foi muito bem nas bilheterias, talvez não tão bem quanto outros grandes sucessos do estúdio de animação, e contou com Steven Spielberg em vários vídeos promocionais.
Se você tiver interesse em assistir ao filme, ele está disponível na Netflix, no Telecine e no Prime Video.