O Macaco chegou aos cinemas brasileiros, nova adaptação de Stephen King nas telonas. Mas o diretor Osgood Perkins, responsável por Longlegs - Vínculo Mortal (2024), precisou mudar a história original por causa de Toy Story 3 (2010).
No conto de Stephen King, presente na coletânea Tripulação de Esqueletos, o macaco antagonista bate címbalos, mas a adaptação de Oz Perkins teve que colocá-lo batendo um tambor por causa de Toy Story, como o diretor revelou à revista SFX (via GamesRadar).
"Quando me deram a tarefa, o produtor disse: 'Ah, a propósito, a Disney é dona dos címbalos, por causa do [macaco de brinquedo em] Toy Story'", explicou Perkins.
Então [não poderia] ser címbalos. E se fosse um tambor? É uma dessas coisas em que uma limitação se torna uma oportunidade. Se você está fazendo filmes e não está a fim desse ditado, então você está em apuros! 'Eu estava tipo, 'Ei, isso é incrível. O tambor é melhor'. O tambor é como um tambor de marcha. É como, 'Rufem os tambores, por favor!' antes que algo aconteça. Isso é melhor do que címbalos. Então, obrigado, Disney. Eu prefiro assim!
Oz Perkins não precisou apenas fazer mudanças no macaco, mas também na ambientação da história original de King – neste caso, por causa de Stranger Things.
"Stranger Things meio que monopolizou o mercado em 'é como filmes dos anos 80, é como Gremlins, é como Spielberg!' – e fez isso tão bem e com tanto sucesso. Inicialmente, o filme que escrevi se passava nos anos 80, com as coisas da infância nos anos 50, porque isso parecia muito Stephen King para mim. Mas é claro que já fazia isso, e Stranger Things tirou isso, então o mudamos para os anos 90 e o presente", completa o diretor.
O Macaco acompanha os gêmeos Bill e Hal (Theo James), que descobrem um antigo macaco de brinquedo no sótão de seu pai. A partir desse momento, uma série de mortes terríveis começa a acontecer. Tentando se livrar do brinquedo e seguir em frente, os irmãos decidem descartá-lo e, com o tempo, distanciam-se desse passado sombrio. No entanto, o terror parece não os abandonar. O filme está em exibição nos cinemas.