Você achou que Hollywood só descobriu Dungeons & Dragons com o lançamento de Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebelde em 2023? A realidade é que a indústria já tinha tentado adaptar o icônico RPG para as telonas há mais de duas décadas. No entanto, o resultado foi um dos maiores desastres cinematográficos da época.
Em 2000, chegou aos cinemas Dungeons & Dragons, dirigido por Courtney Solomon. No papel, o projeto parecia promissor: um orçamento de 45 milhões de dólares e um elenco repleto de rostos conhecidos, incluindo Justin Whalin, Marlon Wayans e o renomado Jeremy Irons como o vilão Profion.

No entanto, nada disso foi o suficiente para salvar o filme de um fracasso monumental. Dungeons & Dragons arrecadou apenas 34 milhões de dólares no mundo todo, não conseguindo sequer recuperar seu investimento e causando enormes prejuízos para seu estúdio.
Um desastre épico para a New Line Cinema, que não durou por muito tempo pois, felizmente, a produtora começaria a crescer e compensaria seu enorme fracasso com o sucesso estrondoso da trilogia O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson.
"Muito ruim"
No site Rotten Tomatoes, o filme tem uma classificação de 9% de críticas positivas da imprensa especializada, contra mais que 20% do público. Segundo os críticos, "apesar da presença de atores talentosos, a atuação é muito ruim" e, pelas críticas, pode-se concluir que algumas pessoas ficaram chocadas com o personagem de Marlon Wayans, a quem eles descrevem como "um retorno racista aos estereótipos negros".

Para ajudar a ganhar o título de "filme desastroso", em 2010, a prestigiada revista Empire classificou Dungeons & Dragons na 39ª posição em sua lista dos "50 Piores Filmes de Todos os Tempos". Ou seja, se havia alguma dúvida sobre sua qualidade, a crítica especializada tratou de dissipá-la rapidamente.
Sabia? Dungeons & Dragons e The Flash têm uma conexão inusitada - e poucos a conhecem!Embora a versão de 2000 não tenha tido boas recepções pelo público e pela crítica, seu legado ajudou a elevar as expectativas e garantir que a franquia tivesse uma adaptação digna em 2023, que está disponível no catálogo da Netflix.
*Conteúdo Global AdoroCinema