Denis Villeneuve tem estado muito ocupado nos últimos anos com a saga Duna. Isso fez com que ele tivesse que deixar de lado outros projetos que lhe interessam muito, entre os quais se destaca uma adaptação cinematográfica de Encontro com Rama. O certo é que David Fincher já tentou fazê-la antes dele e ficou com vontade, mas parece que o diretor canadense tem claro que pretende se dedicar a ela assim que terminar seu compromisso com as aventuras de Paul Atreides.
"Ficção científica hard"
O projeto de levar o romance de Arthur C. Clarke para o cinema remonta ao início deste século. O plano era que Morgan Freeman atuasse como produtor e que Fincher se encarregasse da direção. No entanto, os anos foram passando e não conseguiram encontrar o roteiro adequado, por isso acabou sendo deixado de lado apesar da insistência de Freeman de que "é um filme que precisa ser feito".

Foi já em 2021 quando se disse que Villeneuve seria finalmente quem adaptaria Encontro com Rama. A ideia era que fosse seu próximo trabalho depois de Duna - Parte 2, mas esse plano foi descartado em benefício de Duna - Parte 3. Alguns pensavam que isso significava que ele também virava a página, mas o diretor de títulos como A Chegada ou O Homem Duplicado acaba de deixar claro na Konbini que não é o caso:
"Existe a possibilidade de adaptar um romance de Arthur C. Clarke, Encontro com Rama. Como 2001 - Uma Odisséia no Espaço, trata de astronautas que entram em contato com outra civilização. É uma exploração na qual enfrentamos uma tecnologia que poderia existir de forma realista no futuro, diferente de Duna, que se inclina mais para a fantasia. Pela primeira vez, eu poderia trabalhar em ficção científica hard. Adoraria fazer algo assim pelo menos uma vez na vida".
Essa menção a 2001 - Uma Odisséia no Espaço não é casual, pois Clarke trabalhou no roteiro do filme de Stanley Kubrick e também escreveu em paralelo um romance que foi publicado pouco depois do lançamento desse aclamado filme de ficção científica. Curiosamente, Encontro com Rama foi seu livro seguinte, o que reforça o vínculo entre ambos os títulos.
Por sinal, Freeman continua envolvido no projeto, já que sua produtora Revelations Entertainment estará por trás dele. Tomara que Encontro com Rama não sofra mais atrasos, pois o ator completará 88 anos em 2025 e também não pode se permitir esperar muito mais para poder ver seu sonho realizado.

*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!