Este filme é uma das maiores inspirações de Quentin Tarantino
Evelyn Souza
Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

Com um dos seus melhores filmes, o diretor de Pulp Fiction - Tempo de Violência presta homenagem a um clássico sombrio dos anos 70 que muita gente nem conhece.

De faroestes brutais como a trilogia Dólares de Sergio Leone e Il Grande Silenzio de Sergio Corbucci a orientais sangrentos como Lady Snowblood - Vingança na Neve: Quentin Tarantino tem uma queda pelo cinema de todo o mundo, por marcos mundialmente famosos, mas também por obras de gênero menos conhecidas, cujos motivos ele gosta de focar nas suas – seja em Django Livre e Os Oito Odiados ou em Kill Bill. Sem mencionar Era Uma Vez em... Hollywood.

Para sua obra-prima Jackie Brown, Tarantino teve um modelo muito especial, a quem ele presta homenagem de forma igualmente distinta. E não estamos falando do romance de Elmore Leonard para o filme indicado ao Oscar dos anos 90, mas de Foxy Brown (1974).

Jackie Brown não é apenas uma de suas melhores obras, mas também é frequentemente subestimada até hoje. O suspense policial é um dos destaques absolutos da carreira de Quentin Tarantino.

Para assistir online hoje: Um dos melhores filmes de guerra com uma história incrível – uma cena foi integralmente copiada por Quentin Tarantino

Modelo para Jackie Brown: Esta é Foxy Brown

Pam Grier fez seu nome no início dos anos 70 com filmes exagerados – ou mais especificamente, com aventuras de sexploitation e thrillers de blaxploitation. Depois de longas como Women in Cages e Hit Man, ela comemorou seu grande sucesso em 1973 como a heroína-título em Coffy: Em Busca da Vingança, de Jack Hill. Portanto, não foi surpresa que o time dos sonhos trabalhou junto novamente depois disso – e foi responsável por um clássico talvez ainda mais icônico com Foxy Brown.

Foxy Brown (1974) American International Pictures
Foxy Brown (1974)

O filme foi certamente um sucesso de bilheteria, arrecadando quase 2,5 milhões de dólares, cinco vezes seus modestos custos de produção de 500 mil. No entanto, a obra de baixo orçamento só alcançou fama mundial por meio de Quentin Tarantino, que mais de 20 anos depois fez Jackie Brown como uma homenagem ao clássico blaxploitation e não apenas adotou as famosas letras do título para seu longa, mas também escalou diretamente a atriz principal Pam Grier – cuja personagem fictícia ele também renomeou prontamente de Jackie Burke para Jackie Brown.

No suspense de vigilantes, Grier agita o submundo como Foxy Brown. Após o assassinato de seu amante, ela segue seus passos, por assim dizer. Afinal, ele trabalhou disfarçado como investigador de drogas até sua morte – e agora é Foxy quem está se envolvendo em um jogo perigoso com o cartel.

Jackie Brown (1997) Miramax
Jackie Brown (1997)

Disfarçada de garota de programa, ela espera obter evidências cruciais no caso do assassinato de seu amante – mas então tudo acontece de forma diferente. O disfarce deles foi descoberto. E não só isso. A jovem é posteriormente drogada, torturada e abusada. Mas Foxy Brown não é derrotada tão facilmente.

Foxy Brown é um material difícil, super legal e bem pesado – mas que definitivamente vale a pena. Especialmente aqueles interessados nas fontes de inspiração de Quentin Tarantino não podem evitar esse choque profundo.

"Isso não vai funcionar": Sylvester Stallone recusou o pior filme de Quentin Tarantino, mas também o melhor da sua carreira

Infelizmente, Foxy Brown não está disponível no Brasil, mas você pode encontra Jackie Brown no Prime Video, dentre outros filmes bons para assistir.

Jackie Brown
Jackie Brown
Data de lançamento 22 de maio de 1998 | 2h 30min
Criador(es): Quentin Tarantino
Com Pam Grier, Samuel L. Jackson, Robert De Niro
Usuários
4,0
alugar ou comprar

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados