Minha conta
    Ator de Os Caça-Fantasmas que foi preso mais de 20 vezes morre aos 86 anos: “Fiz quase tudo”
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Após ter problemas com a polícia e trabalhar como açougueiro, ator teve oportunidade decisiva em Hollywood.

    Richard Foronjy, ator conhecido por suas passagens em Repo Man: A Onda Punk, Serpico e Os Caça-Fantasmas 2, faleceu no último domingo aos 86 anos.

    Conhecido por feitos inusitados além da atuação, o artista afirmava ter sido preso mais de 20 vezes por “falsificação, assalto a banco, roubo de cartão de crédito, crimes diversos e trapaça... [culpado de] quase tudo, exceto drogas e homicídio”, contou ele durante uma entrevista com Vernon Scott, em 1987. “Fiz quase tudo [em termos de crimes], menos drogas e homicídio.”

    Curiosamente, os papéis de Foronjy em Hollywood rondavam o universo de policiais e bandidos. Essa dinâmica perdurou por seus trabalhos em filmes como A Manhã Seguinte e O Príncipe da Cidade, ambos com Sidney Lumet. “Eu era especialmente bom em brincar de policial, sem dúvida porque os conhecia muito bem quando eles me prendiam semana sim, semana não”, dizia ele.

    Nascido em 3 de agosto de 1937, Richard cresceu nas ruas do Brooklyn e nunca cursou o Ensino Médio. "Eu não me importava com nada”, contou ele durante a entrevista. “Isso foi na época anterior aos computadores, e pensei que poderia ganhar a vida facilmente falsificando cheques e colecionando cartões de crédito. Aí comecei a roubar lojas de doces.”

    Sony Pictures

    “Eventualmente, tudo me alcançou”, disse ele. “Roubei um advogado sob a mira de uma arma e os policiais me pegaram quando eu estava indo embora.”

    Na prisão, Foronjy disse ter lido mais de 500 livros. Enquanto assistia a um episódio de Kojak, da CBS, ele chegou a conclusão de que se Telly Savalas poderia ser ator, ele também poderia. “Eu não estava pensando em atuar quando enganei as pessoas”, disse o ator. “Mas era isso que eu estava fazendo.”

    Enquanto trabalhava de açougueiro, fez aulas de teatro, e conseguiu o papel de Corsaro em Serpico em 1973. “Chorei quando Lumet me deu o emprego”, disse ele, que posteriormente atuou em mais de 70 projetos, entre filmes e séries. Entre eles, participou de Os Caças-Fantasmas 2 como o Sr. Fianella, um funcionário da Con Edison.

    Richard deixa sua companheira, Wendy, quatro filhos e 17 netos.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top