Minha conta
    “Uma coisa oca, fria e que não tem arte”: Guilherme Briggs detona uso de IA para recriar voz de Isaac Bardavid, dublador do Wolverine
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Neto do artista também reprovou o uso de inteligência artificial para reproduzir a voz do avô.

    Desde que Deadpool & Wolverine e X-Men ‘97 foram anunciados, algumas discussões sobre quem seria o novo dublador do mutante interpretado por Hugh Jackman despontaram nas redes sociais.

    Anteriormente, o herói da Marvel recebia a voz de Isaac Bardavid, ator responsável por criar um imaginário auditivo do personagem através dos filmes dos filmes do X-Men na extinta Fox e também na clássica animação dos anos 1990 - que acaba de ganhar um revival.

    Após a morte do dublador, no início de 2022, os fãs ficaram preocupados com quem seria a próxima voz de Wolverine.

    O filme de terror mais aguardado do ano encantou Stephen King, mas enfrenta um boicote por uso de inteligência artificial

    Com a popularização do uso de inteligência artificial para emular vozes, algumas pessoas passaram a pedir para que as novas produções da Casa das Ideias utilizassem o recurso para trazer a voz de Isaac de volta como uma forma de "homenagem".

    Essa ideia saiu do papel quando alguns fãs decidiram utilizar uma IA para dublar um recente trailer de Deadpool & Wolverine com retalhos da voz do dublador. Alguns dias após o retorno das discussões sobre a ética e a falta de regulamentação dessa tecnologia, tanto familiares de Bardavid quanto amigos resolveram se pronunciar.

    Guilherme Briggs e João Bardavid se pronunciam

    Reprodução/Instagram / Marvel Studios

    Na última terça-feira (21), Guilherme Briggs, dublador e ator que dá vida a personagens como Superman, Optimus Prime e Buzz Lightyear, publicou um vídeo sobre a questão. "Até entendo a saudade que a gente tem dele, a vontade de ver a voz dele sempre no Wolverine, mas estamos passando do limite", disse ele. "O próprio Isaac não iria gostar nem um pouco disso. Eu também não gosto nem um pouco disso."

    "Se você quer realmente homenagear o Isaac na forma como ele gostaria, é só compartilhar links de dublagens que ele fez, de trabalhos que ele fez na televisão. Faça uma caricatura dele, escreva um texto sobre ele, faça uma postagem sobre ele. Relembre trabalhos antigos e memoráveis do Isaac. Essa é a forma como um artista do calibre do Isaac iria se sentir realmente homenageado, realmente querido. “

    "As mãos de David Corenswet são feitas de cera?" James Gunn critica imagens do novo Superman geradas por inteligência artificial

    Ele continua: “Se ele visse a voz dele sendo manipulada por uma máquina, por um software de inteligência artificial (...), ele perguntaria 'O que é isso? Que Frankenstein é esse? Será que meu dom mais precioso, que é a minha arte, a minha técnica de interpretação, de criação de personagens, será que isso tudo pode ser feito facilmente agora por uma máquina, um computador? Será que não é mais necessário nem ter mais um Isaac Bardavid?'".

    Guilherme Briggs ainda explica a diferença entre usar o recurso e ter outros atores que fazem homenagens, dentro do campo da dublagem, e embasa sua crítica ao uso de IA: "Fica uma coisa oca, uma coisa fria, uma coisa que não tem arte e o Isaac era, acima de tudo, um artista na sua mais alta concepção", completa. "Vamos deixar o Isaac Bardavid descansar."

    João Bardavid, neto de Isaac, também fez uma publicação em seu Instagram desaprovando o uso de inteligência artificial para emular a voz do seu avô. "Eu agradeço o carinho que os fãs tem por ele, fico contente de ver que ele não morreu para vocês, assim como nunca deixei de pensar nele em nenhum dia após sua partida", escreveu ele.

    “Eu consigo imaginar a cena dele falando o que achou desse trailer. Olhando pelo lado de que foi um fã numa tentativa de apreciar o novo filme com a voz marcante, ele iria dar uma leve risada e falar: que bacana, quem fez? Como ele conseguiu pegar todas essas frases e juntar pra ficar assim? Eu ia rir e explicar que era um programa de computador. Eu, João, também consigo enxergar o que o fã quis com esse trailer... Ele só está com saudade. Assim como a maioria de nós”, acrescenta.

    “Mas agora, se Isaac fosse olhar pelo lado profissional ele ia dizer: isso tá uma m*rda, apaga isso João, apaga isso. Eu ia rir e explicar que isso foi um trabalho de um fã, que todos sabem que não é a voz real, e que não tem ninguém ganhando dinheiro em cima disso", finaliza. “Então pra resumir: Isaac acharia uma m*rda essa coisa de IA.”

    Atualmente, Wolverine é dublado por Luiz Feier Motta em X-Men '97 e Deadpool & Wolverine. O ator já havia feito a voz do personagem anteriormente, em X-Men: Evolution.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top