Minha conta
    "Mais realistas do que nunca": Planeta dos Macacos - O Reinado usa efeitos especiais "emprestados" de Avatar para nova era na franquia
    Júlia Barbosa
    Júlia Barbosa
    Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

    Novo filme da franquia de ficção científica chega aos cinemas brasileiros em 9 de maio.

    Planeta dos Macacos é referência quando se trata de inovação em efeitos especiais. Desde o lançamento do primeiro filme, em 1968, a tecnologia evoluiu imensamente, e várias produções ganharam destaque na área, como Avatar. Para marcar seu retorno aos cinemas, após sete anos, a franquia apostou no que há de mais avançado no mercado de VFX para Planeta dos Macacos: O Reinado.

    A saga repete o formato pelo qual se consolidou na indústria, com a captura de movimentos e expressões faciais de atores, que são animados na pós-produção. Mas, desta vez, as técnicas utilizadas são muito mais sofisticadas. Para isso, a Weta FX, empresa fundada por Peter Jackson, aproveitou métodos que já usou antes em Avatar: O Caminho da Água.

    “Anteriormente, a animação dos macacos era feita manualmente para corresponder às referências das imagens dos atores. Porém, agora, personagens virtuais idênticos aos atores são criados em computadores, e os valores numéricos obtidos das filmagens dos atores são aplicados aos personagens", explicou Charlie Kim da Weta FX ao The Korea Herald.

    Com Planeta dos Macacos: O Reinado, entenda como fica a linha do tempo da franquia

    Como os efeitos especiais de Avatar são usados em Planeta dos Macacos: O Reinado?

    20th century Fox

    A nova tecnologia permite que os avatares virtuais repliquem precisamente as expressões faciais dos atores. Além disso, com os equipamentos que a produção utilizou é possível captar as imagens de até dez pessoas de uma só vez, enquanto antes era necessário realizar o processo individualmente.

    Essa técnica foi implementada porque, assim como nos filmes de James Cameron, agora as criaturas de Planet of the Apes exigem um trabalho mais complexo, já que, segundo Kim, “os macacos estão mais realistas do que nunca”:

    “Nos anteriores, os macacos não dialogavam muito nem exigiam expressões extensas. A comunicação muitas vezes dependia de vocalizações e gestos físicos. No entanto, agora há uma ênfase maior em expressões de conversação diferenciadas. Se você assistir ao filme, poderá ver um salto significativo nas proezas tecnológicas”, justificou.

    Planeta dos Macacos: O Reinado será lançado nos cinemas brasileiros em 9 de maio.

    Planeta dos Macacos: O Reinado
    Planeta dos Macacos: O Reinado
    Data de lançamento 9 de maio de 2024 | 2h 25min
    Criador(es): Wes Ball
    Com Owen Teague, Freya Allan, Peter Macon
    Usuários
    4,2
    Adorocinema
    4,0
    Ver sessões (216)

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top