Minha conta
    Duna 2 criou seu próprio idioma e os atores tiveram que se virar para aprender nova gramática
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Estrelado por Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler e Florence Pugh, Duna: Parte 2 ainda está disponível nos cinemas.

    Baseado no fantástico romance de ficção científica de Frank Herbert, o longa-metragem Duna é certamente uma das maiores produções dos últimos anos e sua sequência já conta com uma das maiores bilheterias de 2024.

    Uma das razões para tanto sucesso da franquia, protagonizada por Timothée Chalamet e dirigida por Denis Villeneuve, está exatamente no universo único e rico em informações criado por Herbert.

    Na trama, Paul Atreides (Timothée Chalamet), um jovem brilhante e talentoso, é mandado para o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, para garantir o futuro de sua família e de seu povo. Arrakis é também o planeta do povo Fremen que, entre tantas particularidades, possui sua própria língua, conhecida como Chakobsa.

    Cena de Duna Parte 2

    Apesar de Herbert ter-se inspirado verdadeiramente em um dialeto de caçadores para criar a língua em seu livro, as passagens no romance são mínimas diante da adaptação de Villeneuve. Os responsáveis pelos diálogos criados no filme estiveram, na verdade, nas mãos do casal de linguistas David e Jessie Peterson.

    Os dois estão entre os poucos que vivem de inventar idiomas para produções cinematográficas. É por meio do canal LangTime Studio na plataforma do YouTube que o casal compartilha sobre as criações e curiosidades das línguas já inventadas por eles.

    De Paul Atreides a Lisan al-Gaib, Duna: Parte 2 deu muitos nomes ao seu protagonista, mas todos eles têm seu significado

    Entre elas, está o idioma dothraki, falado pelos personagens da tribo de mesmo nome, que é liderada por Khal Drogo (Jason Momoa) na primeira temporada de Game Of Thrones. Elaborada por David, o idioma fictício recebeu em torno de 3.200 palavras baseadas em idiomas como turco, estoniano, russo, suaíli e inuktitut.

    Já Jessie foi uma das responsáveis por criar a língua para a animação da Pixar Elementos, onde se baseou em sons de explosões e ruídos de um fósforo para finalmente formar palavras.

    Apesar de definirem todo o ofício como um jogo, os dois realizam um trabalho profissional e bem sério, baseiam-se nos roteiros disponibilizados e criam exclusivamente uma gramática para cada universo cinematográfico, apoiada nas características dos personagens e suas histórias.

    Duna
    Duna
    Data de lançamento 21 de outubro de 2021 | 2h 36min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top