Minha conta
    Duna 2: Os olhos azuis são efeitos especiais ou lentes de contato?
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    No universo de Duna, os Fremen têm olhos que se tornam azuis. Os atores tiveram que usar lentes de contato ou a equipe de filmagem conseguiu fazer isso na pós-produção? Nós explicamos.

    Em Arrakis, o planeta no centro da história de Duna, o povo Fremen tem uma particularidade. Quando entram em contato com uma “especiaria”, seus olhos ficam misteriosamente azuis e brilham com uma aura sobrenatural. A especiaria, também conhecida como Mélange, é uma substância produzida a partir de excreções de fungos que vivem em larvas de vermes da areia.

    É um tipo de droga com a capacidade de prolongar a vida e fortalecer o sistema imunológico. A especiaria também permite viagens interestelares para os navegadores da Guilda. Ela induz a uma forma de presciência sem a qual a viagem interestelar é impossível. Portanto, é a substância mais preciosa do universo.

    Duna: Parte 2
    Duna: Parte 2
    Data de lançamento 29 de fevereiro de 2024 | 2h 46min
    Criador(es): Denis Villeneuve
    Com Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,5
    Adorocinema
    4,5
    Ver sessões (16)

    Lentes de contato ou efeitos digitais?

    Como o diretor Denis Villeneuve e sua equipe fizeram para colorir os olhos dos atores? Eles usaram lentes de contato ou foram utilizados efeitos digitais para evitar isso?

    Quem melhor para responder a essa pergunta do que o próprio Paul Lambert, o supervisor de efeitos visuais do filme? Villeneuve já trabalhou com ele em Blade Runner 2049 e no primeiro Duna. Especialista em efeitos digitais, ele também trabalhou em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Piratas do Caribe: No Fim do Mundo, O Curioso Caso de Benjamin Button e O Primeiro Homem.

    “Usamos todos os tipos de técnicas para esse filme. Por exemplo, como há muito mais personagens Fremen, tivemos que dar a todos os seus intérpretes esse azul muito bonito, especialmente porque há mais de mil tomadas nesse filme, em outras palavras, muito mais do que na obra anterior”, diz.

    Warner Bros.

    Um novo método

    “Desenvolvemos um novo método usando o que havíamos aprendido anteriormente com as centenas de imagens de olhos azuis no primeiro filme: um sistema de aprendizado de máquina, um algoritmo, alimentado por essas imagens do primeiro filme, capaz de identificar olhos humanos em uma imagem, o que nos deu uma tonalidade fosca para as diferentes regiões do olho”, explica Paul Lambert.

    O supervisor de efeitos visuais, com a ajuda de sua equipe, usou então essa base de diferentes tons de fosco para tingir os olhos de azul. De acordo com o artista, alguns responderam melhor do que outros e, para aqueles que eram menos convincentes, a equipe fez um ajuste fino à mão.

    “Às vezes parecia que estávamos fechando o círculo, porque tivemos que remover alguns dos olhos azuis que haviam sido gerados para os personagens não Fremen, em vez de adicioná-los, porque o algoritmo simplesmente detectava os olhos, fossem eles Fremen, Harkonnen ou Sardaukar. Mas era uma técnica radicalmente nova”, conclui o técnico.

    Nada de lentes de contato para os atores, cujos olhos foram poupados graças à magia dos efeitos especiais!

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top