Minha conta
    James Cameron estava trabalhando neste projeto há anos, mas optou por descartá-lo para fazer Avatar
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    O diretor queria refazer um clássico da ficção científica dos anos 1960, mas desistiu. Desde então, o projeto passou de mão em mão sem nunca se concretizar.

    Uma equipe de cinco cientistas é miniaturizada e injetada no corpo de outro cientista para operá-lo por dentro. Eles têm apenas uma hora para salvá-lo. Assim começa uma “viagem fantástica” na qual a equipe terá de lutar contra os elementos do organismo para atingir seu objetivo, mas, ao mesmo tempo, também enfrentará um sabotador maquiavélico no contexto da Guerra Fria.

    Essa é a história do excelente filme de ficção científica Viagem Fantástica, dirigido pelo veterano Richard Fleischer e lançado em 1966. Uma obra que se tornou um pequeno clássico do gênero.

    Viagem Fantástica
    Viagem Fantástica
    Data de lançamento 1966 | 1h 40min
    Criador(es): Richard Fleischer
    Com Stephen Boyd, Raquel Welch, Edmond O'Brien
    Usuários
    3,1
    Assista agora em Looke

    Além de dois romances escritos por Isaac Asimov, a Viagem Fantástica gerou algumas obras derivadas: de uma série de desenho animado com 17 episódios a um filme inspirado nela, mas independente – Viagem Insólita, dirigido por Joe Dante em 1987 e estrelado por Meg Ryan em um de seus primeiros papéis.

    Mas fazer uma nova versão cinematográfica dessa história é uma tarefa antiga de Hollywood, da qual falamos desde 1984, exatamente 18 anos depois do filme de Fleischer. Na época, Asimov foi procurado para escrever uma sequência, que finalmente se materializou em 1987 com o título Viagem Fantástica 2: Rumo ao Cérebro. Mas a adaptação do livro nunca viu a luz do dia, o que levou o projeto a ser enterrado.

    O projeto descartado de James Cameron

    Swashbuckler Films

    No final da década de 1990, pelo menos desde 1997, o diretor James Cameron expressou o desejo de fazer um remake de Viagem Fantástica e começou a trabalhar nele. Entretanto, ele decidiu que preferia concentrar seus esforços em outro projeto muito mais ambicioso: Avatar, que não seria lançado até 2009, mas que se tornaria o filme de maior bilheteria de todos os tempos.

    De qualquer forma, assim como aconteceu com Alita: Anjo de Combate, Cameron estava disposto a seguir em frente com os planos de produzir o filme com seu próprio roteiro, mas deixá-lo nas mãos de outro diretor. Algo que finalmente aconteceu em 2007, trazendo para o projeto o também renomado cineasta Roland Emmerich.

    No entanto, Emmerich rejeitou o roteiro de Cameron e os roteiristas Cormac e Marianne Wibberley começaram a trabalhar em um novo. Mas, justamente naquela época, a greve dos roteiristas que atingiu Hollywood em 2007 e 2008 atrasou ainda mais o projeto. Encontrar outro diretor tornou-se uma tarefa impossível: Paul Greengrass, Louis Leterrier, Shawn Levy e Guillermo del Toro estiveram envolvidos no remake em diferentes fases.

    Desde então, o projeto está preso em uma gaveta da qual, agora que Cameron mergulhou novamente no mundo de Avatar com sequências confirmadas até 2031, parece um pouco difícil de sair.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top