Minha conta
    Este filme cult de ficção científica é considerado um dos melhores de todos os tempos - mas enfrentou processo milionário
    Ana Pilato
    Ana Pilato
    Fanática por filmes e séries, Ana possui um acervo de informações aleatórias sobre cultura pop e gosta de encarar câmeras imaginárias como se estivesse em Fleabag ou The Office.

    Lançado na década de 1990, longa tornou-se um dos clássicos favoritos da ficção futurista.

    Em 1997, com a participação de Bruce Willis, Mila Jovovich e do camaleão Gary Oldman - entre outros -, ficamos sabendo da existência de duas dimensões diferentes. Num deles existe a vida e o Universo, mas no outro existe algo que não é terra, fogo, ar ou água, mas sim O Quinto Elemento.

    Desde sua estreia, o filme se posicionou como um ícone da ficção científica e ao longo dos anos manteve seu lugar no imaginário coletivo. Mas seu lançamento nos cinemas também chamou a atenção de alguns artistas que acusaram a produção de plagiar suas ideias.

    Gaumont

    O filme dirigido por Luc Besson traz muitas imagens e momentos essenciais para a história do cinema hoje. No entanto, segundo Alejandro Jodorowsky e Jean "Moebius" Giraud, o triunfo criativo nada mais era do que uma cópia do trabalho que realizaram anos antes.

    Jodorowsky, diretor chileno de Poesia Sem Fim, e Giraud, ilustrador francês, publicaram juntos em 1988 a história em quadrinhos The Incal, que contém muitos temas semelhantes aos encontrados em O Quinto Elemento. A HQ de ficção científica publicada pela dupla é uma ópera espacial épica que combina viagens intergalácticas com ciência, tecnologia e concepções metafísicas.

    Luc Besson revela que Prince foi cotado para o elenco de O Quinto Elemento

    Giraud e Jodorowsky entraram com uma ação de 13 milhões de euros contra Besson e Gaumont, a produtora do filme, por concorrência desleal. Além disso, se somou outra ação no valor de 9 milhões por danos gerais, e o artista também exigiu 5% da receita nas bilheterias.

    No fim das contas, porém, a resolução do processo foi favorável a Besson, que recebeu 100 mil euros de Giraud e Jodorowsky por danos morais.

    O Quinto Elemento
    O Quinto Elemento
    Data de lançamento 23 de maio de 1997 | 2h 06min
    Criador(es): Luc Besson
    Com Bruce Willis, Milla Jovovich, Gary Oldman
    Usuários
    4,3

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top