Minha conta
    Uma das melhores ficções científicas do cinema foi criada por um adolescente: “Nunca pensei em fazer um filme sobre isso”
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Diretor aclamado teve ideia para seu filmes em um momento de tédio aos 16 anos de idade.

    Você conseguiria imaginar que uma daquelas ideias que teve na adolescência, durante um momento de tédio, poderia mudar sua vida? Foi mais ou menos isso o que aconteceu com Luc Besson: ao resgatar uma ideia que teve aos 16 anos de idade, o cineasta francês nos deu um dos filmes de ficção científica mais icônicos das últimas décadas: O Quinto Elemento.

    O longa estrelado por Bruce Willis e Milla Jovovich foi lançado em 1997, mas nasceu na mente de Besson aos 16 anos. O então futuro diretor começou a escrever o roteiro quando era adolescente para se livrar do tédio. “Comecei a escrever aos 16 e a filmar aos 30, então tive tempo para pensar nisso”, contou em uma entrevista ao Nerdist em 2017, celebrando o 30º aniversário de O Quinto Elemento.

    Mas quando comecei a escrever, aos 16 anos, parecia mais um romance [literário]. Não era um filme na minha cabeça. Nunca pensei em fazer um filme sobre isso

    Curiosamente, a ideia surgiu enquanto ajudava sua irmã, que tinha 13 anos na época, com alguns deveres de casa sobre Platão. “Ele escreveu sobre [os cinco elementos que se pensava que compunham toda a matéria], água, terra, fogo e ar. E o quinto elemento é o ser humano. Eu li e pensei ‘é exatamente isso o que me falta’. Portanto, preciso me desculpar porque roubei de Plantão”, disse.

    Columbia Pictures

    Dez anos depois, já um pouco mais adulto, Besson começou a moldar a ideia até evoluir para o que todos conhecemos nas telas. "Eu disse 'quer saber? Eu adoraria fazer um filme sobre isso'. Comecei a mudar muitas coisas porque um romance seria realmente diferente”, relembrou.

    A produção do filme não foi nada fácil e precisou ser deixada de lado durante um tempo. Besson, então, começou a filmar O Profissional, que lhe rendeu grande prestígio. Mesmo assim, o diretor não desistiu de O Quinto Elemento. Ele decidiu reduzir o orçamento da produção para ver se conseguia um estúdio e a Columbia Pictures apareceu. Em agosto de 1995, começaram as filmagens, agora para valer.

    Após esse esforço titânico, foram desencadeadas críticas à sua proposta. “As críticas foram péssimas e algumas coisas não funcionaram tão bem no início. Mas acho que o maior prazer para um diretor é ver que, 20 anos depois, seu filme ainda está vivo e é passado de geração em geração. Já vi, ao longo de 20 anos, pessoas de 50 anos descobrindo o filme e depois dando o DVD para uma criança de 12 anos. É simplesmente incrível”, disse na entrevista ao Nerdist.

    O Quinto Elemento
    O Quinto Elemento
    Data de lançamento 23 de maio de 1997 | 2h 06min
    Criador(es): Luc Besson
    Com Bruce Willis, Milla Jovovich, Gary Oldman
    Usuários
    4,3

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top