Minha conta
    “Nada mudou e hoje está ainda pior”: O diretor deste filme se inspirou em sua própria história familiar dramática
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    O comovente longa, infelizmente, é inspirado numa história verídica vivida pelo pai do cineasta, um agricultor, há mais de 20 anos.

    Na comovente obra familiar e agrícola Au nom de la terre, o cineasta Edouard Bergeon conta a história de sua própria família, e em particular a de seu pai agricultor, lutando com dívidas e dificuldades financeiras significativas, que infelizmente encontrará um resultado dramático.

    O filme é retirado de minhas vivências. Sou descendente de uma longa linhagem de camponeses, filhos e netos, tanto por parte de mãe quanto de pai, declarou o diretor no kit de imprensa do longa.

    Au nom de la terre é uma trama familiar que aborda o ponto de vista humano sobre a evolução do mundo agrícola nos últimos 40 anos.

    Terrivelmente ancorado na atualidade, o longa-metragem de Bergeon, estrelado por um Guillaume Canet mais comovente do que nunca, oferece um eco perturbador às recentes manifestações que mobilizaram o mundo agrícola na França.

    Para assistir online: Uma incrível história real de Clint Eastwood, que Leonardo DiCaprio queria ter filmado

    A história de Christian Bergeon

    Lançado em 2019, relembra nomeadamente vários acontecimentos sucessivos (e em particular dois incêndios) que arruinaram gradualmente a quinta da família de Christian Bergeon. Ao site Brut, de volta à terra de sua infância, seu filho Edouard, hoje cineasta, falou de suas dolorosas lembranças:

    “Foi realmente durante esse incêndio de 1997 que meu pai desistiu. Começaram mais de dois anos de descida ao inferno. Uma depressão da qual ele não conseguiu se recuperar. Foi uma espiral, uma descida abominável por mais de dois anos, onde se trancou em seu quarto, onde não queria mais ver sua fazenda, seu trabalho, até que a certa altura ingeriu agrotóxicos, pois estava procurando uma saída”.

    Nord Ouest Films

    “Está pior hoje.”

    A história que Au nom de la terre nos conta infelizmente está longe de ser um caso isolado.

    "Todos os dias há um agricultor que se mata na França. Lá, em 2019", continuou Edouard Bergon a Brut, parafraseando o que encerrava a seu longa-metragem.

    "Meu pai, isso foi há 20 anos. Mas podemos dizer que nada mudou, e hoje é ainda pior. Hoje, ser agricultor é tão difícil quanto era 20 anos atrás e talvez até mais, porque um terço dos agricultores vive com menos de 350 euros por mês".

    De acordo com um estudo da MSA divulgado pela France Info, em 2016, ocorreram cerca de 1,5 suicídios de agricultores por dia (um número considerado subestimado), em comparação com cerca de um a cada dois dias em 2010 e 2011.

    Em Nome da Terra
    Em Nome da Terra
    1h 44min
    Criador(es): Edouard Bergeon
    Com Guillaume Canet, Veerle Baetens, Anthony Bajon

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top