Minha conta
    Este filme de Quentin Tarantino tem uma sequência secreta
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Indicado ao Oscar reprisou seu papel apenas seis meses após o lançamento do filme, em um longa dirigido por outro cineasta e produzido por outro estúdio. E foi o próprio Tarantino quem tornou isso possível.

    Jackie Brown é o único filme de Quentin Tarantino que não tem roteiro original. E essa é a principal razão pela qual tem uma sequência secreta.

    Jackie Brown é na verdade a adaptação do romance Rum Punch, de Elmore Leonard, um escritor prolífico que escreveu dezenas de romances ao longo de sua carreira. Em vários deles aparece o personagem Ray Nicolette, um agente do FBI que, no filme de Tarantino, é interpretado por Michael Keaton. Porém, antes do lançamento de Jackie Brown, Steven Soderbergh também dirigiu um longa-metragem baseado em outro livro do mesmo autor, Out Of Sight, no qual Ray Nicolette também apareceu. Ele então teve uma ideia: contratar o mesmo ator para o papel.

    Antes de interpretar o personagem, porém, Michael Keaton primeiro rejeitou a oferta de Quentin Tarantino, chegando ao ponto de tentar convencê-lo de que não era o ator certo para o papel. Porém, o diretor de Pulp Fiction - Tempo de Violência não desistiu e recorreu a uma solução muito prática: embebedá-lo para mudar de ideia – isso contado por Michael Keaton em entrevista à Empire em 2016.

    “Saímos para Sunset Boulevard, Quentin nos faz beber Jagermeister. Em primeiro lugar, quem bebe Jagermeister? Enfim, não sei o que aconteceu, mas lá vou eu para casa e tenho que fazer o filme”.

    Samuel L. Jackson trabalhou em jornada dupla para estar no filme do Tarantino — e em outro que poucos se lembram

    Na manhã seguinte, teve de explicar ao seu agente, perplexo mas encantado, que tinha aceitado o papel – sem saber o motivo.

    “Então, eu dosse: ‘Acho que sim’”, disse ele sobre sua conversa com seu representante. “Meu agente fica animado e diz: ‘Sério? Por quê?’ E eu digo: ‘Não sei, acordei há uma hora e não me lembro’”.

    Foi assim que ele acabou estrelando ao lado de Pam Grier, Samuel L. Jackson e Robert De Niro em Jackie Brown.

    Para repetir seu papel, Keaton tem uma condição

    Por sua vez, na hora de fazer seu filme (e antes do lançamento de Jackie Brown), Steven Soderbergh procurava um ator para o papel de seu próprio longa. Sabendo que Michael Keaton já o interpretava na produção de Quentin Tarantino, ele finalmente contatou este para obter imagens de Keaton como o personagem antes de decidir. Convencido, ele decidiu visitá-lo.

    Miramax

    Porém, vários problemas aparecem: em primeiro lugar, Jackie Brown é uma produção da Miramax e Irresistível Paixão da Universal: o primeiro estúdio concordaria em “emprestar” gratuitamente o personagem ao segundo? E então tivemos que convencer o principal interessado, Michael Keaton.

    “Ninguém nunca tinha feito isso [interpretar o mesmo personagem em um filme não relacionado] na época e foi isso que me atraiu quando Soderbergh ligou”, explicou o ator, acrescentando que queria que o personagem fosse tão familiar “que fosse como você”. Estar em um Starbucks e vê Ray Nicolette e nem pensar nisso”.

    No entanto, Michael Keaton tinha uma condição essencial para aceitar o papel, conforme esclareceu à EW:

    “Sou um grande fã de Steven Soderbergh e o roteiro era muito bom”, diz ele sobre o filme estrelado por George Clooney e Jennifer Lopez. “Eu disse: ‘Farei isso com uma condição. [Ray Nicolette] tem que ter pelo menos o mesmo guarda-roupa, o mesmo corte de cabelo, o mesmo visual, para que possamos dizer: ‘Ah, aquele cara’, estúdio diferente, um diretor completamente diferente, isso é para mim o que há de divertido em tudo isso". Ele também brinca: “Eu era namorado de Jennifer Lopez muito antes de Alex Rodriguez. Sempre quis lembrá-lo disso”.

    Por que o sucesso de ação estrelado por Jennifer Lopez também é um dos filmes de maior audiência da Netflix?

    Steven Soderbergh concordou rapidamente, mas permanecia a questão de como a Miramax reagiria. E foi Tarantino quem conseguiu convencer os irmãos Weinstein, então à frente do estúdio, de que era necessário que Michael Keaton também aparecesse em Irresistível Paixão e que não deveriam pedir qualquer compensação por isso.

    No final das contas, os dois filmes, lançados com alguns meses de diferença, alcançaram grande sucesso de crítica, bem como receitas de bilheteria semelhantes. Jackie Brown, lançado em dezembro de 1997, arrecadou 74,7 milhões de dólares (contra um orçamento de “apenas” 12 milhões) e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para falecido Robert Forster. Enquanto isso, Irresistível Paixão (lançado em junho de 1998) arrecadou 77 milhões (com um orçamento de 48 milhões) e recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.

    Universal Pictures

    Porém, devido a diferenças orçamentárias, o filme de Soderbergh foi considerado uma decepção comercial, ao contrário do de Tarantino. No entanto, ele posteriormente se tornou um clássico, tanto quanto de seu colega.

    Jackie Brown está disponível no catálogo do Telecine e MGM.

    Jackie Brown
    Jackie Brown
    Data de lançamento 22 de maio de 1998 | 2h 30min
    Criador(es): Quentin Tarantino
    Com Pam Grier, Samuel L. Jackson, Robert De Niro
    Usuários
    4,0
    Assista agora

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top