Minha conta
    Mês da Mulher: 5 grandes filmes feitos por mulheres
    Lucas Berretta
    Lucas Berretta
    -Redator
    Jornalista apaixonado pela crônica. É aficionado por reality show, adora se aventurar pela história do cinema, rir com The Office e se encantar com os filmes de Wong Kar-Wai.

    A cinelist do telecine: “Mulheres fazem cinema” cheia de obras aclamadas nacionais e internacionais.

    O mês de março é marcado por muitas datas comemorativas, mas, sem dúvidas, o dia 8 é o mais emblemático de todos. O Dia Internacional das Mulheres, inicialmente, começou como um marco na luta pelos direitos trabalhistas e de igualdade social; atualmente o dia também representa a luta contra a violência o machismo. E dar voz a elas na arte também é essencial!

    Confira 5 filmes para ver e rever na cinelist “Mulheres fazem cinema” do Telecine: uma seleção imperdível de filmes nacionais e internacionais construídos por mulheres. Todos os filmes da lista estão disponíveis para assinantes via Globoplay, Prime Video Channels ou através de assinatura por operadoras de TV.

    Encontros e Desencontros

    Encontros e Desencontros
    Encontros e Desencontros
    Data de lançamento 23 de janeiro de 2004 | 1h 42min
    Criador(es): Sofia Coppola
    Com Bill Murray, Scarlett Johansson, Giovanni Ribisi
    Usuários
    3,9
    Assista agora

    Sofia Coppola tem como seu principal sucesso o longa: Encontros e Desencontros - no qual recebeu o prêmio de melhor roteiro original no Oscar de 2003. Também foi a primeira mulher norte-americana a ser indicada a melhor direção no Oscar por este mesmo filme.

    Em Encontros e Desencontros, a história acompanha Bob Harris (Bill Murray), uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque, e Charlotte (Scarlett Johansson), por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos.

    Que Horas Ela Volta?

    Que Horas Ela Volta?
    Que Horas Ela Volta?
    Data de lançamento 27 de agosto de 2015 | 1h 52min
    Criador(es): Anna Muylaert
    Com Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas
    Imprensa
    4,2
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    4,5
    Assistir em streaming

    Dirigido e roteirizado por Anna Muylaert, Que Horas Ela Volta? já é um clássico do cinema nacional, além de retratar diferentes realidades do Brasil. A diretora também é conhecida por roteirizar o longa Irmã Dulce, e dirigir Durval Discos e Mãe Só Há Uma.

    Que Horas Ela Volta? é protagonizado por Regina Casé, o longa conta a história da pernambucana Val, que se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha, Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como supostamente não deveria, a situação se complica.

    O Urso do Pó Branco

    Urso do Pó Branco
    Urso do Pó Branco
    Data de lançamento 30 de março de 2023 | 1h 35min
    Criador(es): Elizabeth Banks
    Com Keri Russell, O'Shea Jackson Jr., Christian Convery
    Imprensa
    3,1
    Usuários
    2,7
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Elizabeth Banks acumula uma extensa filmografia como atriz, como na Saga de Jogos Vorazes e na trilogia original do Homem-Aranha, porém, também dirigiu filmes como O Urso do Pó Branco e As Panteras. No Oscar de 2023, a diretora apresentou uma categoria ao lado do um “urso” de seu filme e acabou se tornando um dos momentos mais icônicos da última premiação.

    O Urso do Pó Branco se passa em 1985, quando um avião carregado de cocaína cai em algum lugar no meio do nada na floresta da Geórgia. Então, os mais de 200 quilos de drogas foram perdidos para sempre? Na busca pela valiosa substância, porém, os criminosos percebem que outro ser foi mais rápido do que eles. Um enorme urso preto encontrou o que procurava.

    E agora que o animal está completamente chapado. Turistas, alguns adolescentes, policiais e até os bandidos da droga se encaixam perfeitamente no esquema de presas do monstruoso urso. Agora só resta uma coisa: sobreviver e torcer para que a máquina de combate peluda acabe indo embora.

    Carvão

    Carvão
    Carvão
    Data de lançamento 3 de novembro de 2022 | 1h 47min
    Criador(es): Carolina Markowicz
    Com Maeve Jinkings, César Bordón, Rômulo Braga
    Usuários
    3,3
    Assista agora

    Carolina Markowicz era um dos principais expoentes do cinema nacional, mas com seus dois longas-metragens, Carvão e Pedágio, a diretora se consolidou como realidade na indústria cinematográfica brasileira. A cineasta já participou de mais de 300 festivais - incluindo Cannes e Toronto - com seus sete curtas e dois longas-metragens.

    A história de Carvão acontece no interior do Brasil, quando uma família que se esforça para cuidar de seu patriarca tem suas vidas mudadas por uma enfermeira. Ela oferece um acordo diabólico: colocar o mais velho da família para descansar e hospedar um traficante argentino que precisa urgentemente de um lugar para se esconder.

    Retrato de uma Jovem em Chamas

    Retrato de uma Jovem em Chamas
    Retrato de uma Jovem em Chamas
    Data de lançamento 9 de janeiro de 2020 | 2h 02min
    Criador(es): Céline Sciamma
    Com Noémie Merlant, Adèle Haenel, Luàna Bajrami
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    Dirigido e roteirizado por Céline Sciamma, Retrato de uma Jovem em Chamas é um dos filmes mais queridos pela cinefilia mundial. O longa foi aclamado no Festival de Cannes de 2019 e virou queridinho de muitos fãs.

    Na França do século XVIII, Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo, conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top