Minha conta
    Amor entre mulheres: 6 filmes sáficos que você precisa conhecer para prestigiar o Dia da Visibilidade Lésbica
    Renata Rodrigues
    Renata Rodrigues
    -Redatora
    Jornalista que, assim como Carrie Bradshaw, ama contar histórias. Apaixonada por produções baseadas em fatos reais, realitys de qualidade duvidosa e comédias românticas cheias de faz de conta. Sempre aprendendo com as reflexões profundas dos roteiros de Shonda Rhimes recitados por Meredith Grey.

    O mês de agosto guarda duas celebrações: a do Orgulho Lésbico e o Dia da Visibilidade Lésbica.

    O calendário da diversidade vai muito além de Junho, mês que é comemorado mundialmente o Orgulho LGBTQIAP+. Tanto que Agosto tem duas datas para celebrar o orgulho e a visibilidade lésbica: os dias 19 e 29. Ambas as datas têm o propósito de lutar contra estereótipos e preconceitos que o amor entre duas mulheres pode fomentar.

    A sétima arte é uma das inúmeras manifestações capazes de enaltecer, apoiar e proporcionar visibilidade ao romance entre duas mulheres. Muitas são as histórias que narram os malabarismos que eram necessários para que duas pessoas que se amam pudessem celebrar e viver seu amor que por muito tempo foi considerado proibido.

    É pegando carona nessas obras que o AdoroCinema selecionou 6 filmes sáficos disponíveis no Telecine via Globoplay, canais por assinatura ou através do Prime Video Channels, para prestigiar o Dia da Visibilidade Lésbica neste 29 de agosto ou em qualquer época do ano. Confira nossa lista abaixo e veja uma cinelist inteira dedicada a longas LGBTQIAP+ no Telecine!

    A Criada

    Coreia do Sul. 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee). A patroa rica leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário e a criada guarda um segredo e um propósito: junto de um vigarista, Sookee planeja desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Mas os planos da criada são colocados à prova quando ambas começam a corresponder a emoções inesperadas.

    A Criada
    A Criada
    Data de lançamento 12 de janeiro de 2017 | 2h 31min
    Criador(es): Park Chan-Wook
    Com Kim Min-Hee, Tae-ri Kim, Jung-woo Ha
    Imprensa
    4,0
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora

    Retrato de Uma Jovem em Chamas

    Na França do século XVIII, Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de fazer um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento, sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.

    Retrato de uma Jovem em Chamas
    Retrato de uma Jovem em Chamas
    Data de lançamento 9 de janeiro de 2020 | 2h 02min
    Criador(es): Céline Sciamma
    Com Noémie Merlant, Adèle Haenel, Luàna Bajrami
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    Benedetta

    Um drama biográfico que se passa no século XVII, o longa apresenta a história de Benedetta Carlini (Virginie Efira), uma freira italiana que faz parte de um convento na Toscana desde sua infância. O abandono faz com que a jovem sofra de um distúrbio e tenha perturbações e visões religiosas sobre a Virgem Maria que vão desde clamar que consegue se comunicar com ela, a visões eróticas com Jesus Cristo.

    Assistida por uma companheira, Carlini se verá ameaçada quando sua relação com sua rebelde ajudante se transformar em um conturbado romance amoroso. Ela foi considerada mística e venerada por sua comitiva religiosa por conta de sua fé, mas foi presa e condenada por ser sáfica.

    Benedetta
    Benedetta
    Data de lançamento 13 de janeiro de 2022 | 2h 11min
    Criador(es): Paul Verhoeven
    Com Virginie Efira, Charlotte Rampling, Daphne Patakia
    Usuários
    3,2
    Assista agora

    Rafiki

    Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) são grandes amigas e, embora suas famílias sejam rivais políticas, as duas continuaram juntas ao longo dos anos, apoiando uma à outra na batalha pela conquistas de seus sonhos. A relação de amizade transforma-se em um romance que passa a afetar a rotina da comunidade conservadora em que vivem. As jovens terão que escolher entre experienciar o amor que partilham, ou se distanciar em função de uma vida segura.

    Rafiki
    Rafiki
    Data de lançamento 8 de agosto de 2019 | 1h 22min
    Criador(es): Wanuri Kahiu
    Com Samantha Mugatsia, Sheila Munyiva, Jimmi Gathu
    Imprensa
    3,0
    Usuários
    3,3
    Adorocinema
    3,0

    Nós Duas

    As pensionistas Nina (Barbara Sukowa) e Madeleine (Martine Chevallier) esconderam seu amor profundo por muitas décadas. Do ponto de vista de todos, incluindo a família de Madeleine, elas são apenas duas vizinhas que vivem no último andar de seu prédio. Um dia, porém, um evento inesperado traz à tona a verdade sobre o relacionamento das duas, trazendo conflitos entre Madeleine e sua filha, além de todos os que estão à sua volta.

    Nós Duas
    Nós Duas
    Data de lançamento 16 de dezembro de 2021 | 1h 36min
    Criador(es): Filippo Meneghetti
    Com Barbara Sukowa, Martine Chevallier, Léa Drucker
    Usuários
    3,1
    Assista agora

    O Menino Peixe

    Lala (Inés Efron) é uma adolescente que vive em um bairro de classe alta em Buenos Aires. Guayi (Mariela Vitale) é uma jovem empregada paraguaia de 20 anos, que trabalha na casa de um juiz, pai de Lala. As duas se apaixonam e sonham em viver juntas no Paraguai, à beira do lago Ypoá. Para isso, elas roubam dinheiro de carteiras, jóias e até um quadro da casa de Lala. Mas quando uma tragédia acontece, o plano das duas é apressado e Lala viaja até o Paraguai, descobrindo os segredos do passado de sua amante, enquanto Guayi sofre as consequências, que sempre caem sobre aqueles mais pobres.

    O Menino Peixe
    O Menino Peixe
    Criador(es): Lucia Puenzo
    Com Inés Efron, Mariela Vitale, Pep Munne
    Data de lançamento 26 de janeiro de 2023
    Assista agora

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top