Minha conta
    "Não é o tipo de coisa que eu gosto de fazer": Como foi filmada a melhor cena de Interestelar, de Christopher Nolan?
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Christopher Nolan explica que quebrou suas próprias regras para filmar a cena mais "devastadora" de sua obra-prima, Interstelar.

    Interestelar comemora seu 10º aniversário este ano. Considerado um dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos e um dos trabalhos mais ambiciosos de Christopher Nolan - cuja ideia surgiu simplesmente de algumas notas da música de Hans Zimmer - o filme, que arrecadou nada menos que 729 milhões de dólares nas bilheterias mundiais, incomodou muita gente... principalmente por causa de uma cena em particular.

    E sim, em novembro de 2024, fará uma década que assistimos a uma das cenas mais comoventes da história do cinema: aquela em que Cooper (Matthew McConaughey) descobre que perdeu 23 anos da vida de seus filhos em pouco mais de três horas. Como lembrete, ao viajar pelo espaço e pelo tempo, ele envelheceu em um ritmo exponencialmente mais lento do que seus filhos, Tom (Timothée Chalamet e Casey Affleck) e Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain), que permaneceram na Terra.

    Em entrevista ao The Atlantic, Christopher Nolan falou sobre a filmagem da cena em questão, uma das mais comoventes do filme, e especialmente sobre o momento em que Cooper assiste a vídeos de seus filhos crescendo sem ele ao longo dos anos. Então, a tragédia acontece: ele os deixou há poucas horas, e eles agora são adultos. O impacto emocional é grande, assim como o desempenho do ator nesse momento.

    Warner Bros.

    E foi durante a filmagem dessa sequência essencial que Christopher Nolan quebrou suas próprias regras: ele fez duas coisas que normalmente não faria, mas que faziam sentido naquele exato momento. Veja abaixo suas fascinantes palavras em detalhes:

    "A grande verdade é que ela estava no roteiro do meu irmão e foi uma das coisas que me fez querer fazer o filme. Como pai, me pareceu um momento tão poderoso da história. Essa bela sequência sempre foi a estrela polar do filme - e algumas das palavras do roteiro, os detalhes do que foi dito nas mensagens, nunca mudaram. Filmamos a reação de McConaughey primeiro, em close-up. Nunca se faz isso em uma cena. Você começa com uma tomada ampla e depois se aproxima. Mas ele não tinha visto as mensagens de vídeo - nós as filmamos com antecedência, de modo que tudo estava lá no momento - e ele queria nos dar sua reação inicial. Nós o filmamos duas vezes em close-up, e acho que usei a segunda porque a primeira estava muito crua. Depois, filmamos os monitores e as tomadas mais amplas e juntamos tudo".

    A última peça do quebra-cabeça foi uma bela música de Hans Zimmer que não havia sido incluída no filme. Acho que ele a chamou literalmente de 'organ scribble'

    "Meu editor, Lee Smith, e eu tentamos tocá-la da maneira certa enquanto estávamos na sala, e ambos achamos que foi devastador. Outra coisa que fizemos, que acho que nunca fiz em nenhum dos meus outros filmes, foi tratar a música como som diegético: quando as mensagens param, a música para. Isso quase quebra a quarta parede, e não é o tipo de coisa que eu gosto de fazer, mas foi perfeito e apropriado para aquele momento".

    Warner Bros.

    A grandiosidade de Interestelar está em seu roteiro engenhoso, nos visuais deslumbrantes, nos efeitos especiais impressionantes, na trilha sonora grandiosa - que Hans Zimmer compôs sem nem mesmo saber do que se tratava o filme! - e em suas atuações.

    Entretanto, está também e acima de tudo na relação universal entre pais e filhos, como naquele momento preciso descrito por Nolan como o mais poderoso, ligando a ficção científica no centro do filme à relação entre Cooper e seus filhos - especialmente Murph.

    Christopher Nolan também explicou por que o personagem Murph em Interestelar é uma menina e não um menino, como originalmente pretendido por seu irmão, Jonathan Nolan, no primeiro rascunho do roteiro.

    Warner Bros.

    "Eu tenho uma filha que tem a mesma idade do personagem. No projeto do meu irmão, era um filho. Eu a transformei em uma menina porque Flora tinha mais ou menos essa idade quando o fiz. Quando meus filhos cresceram, tive essa necessidade de me apegar ao passado".

    Você se torna bastante melancólico quando vê a velocidade com que as coisas estão acontecendo. Todos os pais falam sobre isso, todos os pais passam por isso. Portanto, Interestelar vem de um lugar muito pessoal

    Lançado em 2014, o incomparável filme de ficção científica acompanha a jornada de um grupo de astronautas que atravessa uma fenda recém-descoberta no espaço-tempo para explorar uma nova galáxia em busca de um planeta habitável para salvar a humanidade. Deixando o espectador perplexo e fascinado, Interestelar é uma verdadeira experiência através do espaço e do tempo - e uma jornada complexa que é imperdível.

    Interestelar
    Interestelar
    Data de lançamento 6 de novembro de 2014 | 2h 49min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine
    Imprensa
    3,8
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top