Minha conta
    “O melhor filme já feito sobre o poder do cinema”: Para Denis Villeneuve, esse filme é um milagre, mas poucos foram ao cinema para vê-lo
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Foi o projeto mais pessoal de um dos maiores diretores de todos os tempos e estava entre os indicados ao Oscar de 2023.

    O sucesso de um filme pode ser medido de diferentes maneiras: pelas críticas que recebe, pela reação das pessoas que o assistem, pelos prêmios que ganha ou pela bilheteria. No entanto, essas variáveis podem não se encaixar e, como resultado, encontramos títulos que, apesar de serem elogiados pelos críticos, não faturam muito nos cinemas.

    Um exemplo disso é Os Fabelmans, o mais recente filme dirigido por Steven Spielberg. O cineasta é considerado um dos maiores diretores de todos os tempos e esse filme recebeu boas críticas e sete indicações ao Oscar. No entanto, poucos foram ao cinema para assisti-lo. Ele arrecadou apenas 45 milhões de dólares em todo o mundo.

    Storyteller Distribution Co.

    Por outro lado, a bilheteria, nos dias de hoje, não significa mais muita coisa. Especialmente em um mundo em que as plataformas de streaming estão ganhando muito terreno. Depois da pandemia do coronavírus, os estúdios que têm seu próprio serviço de streaming encurtaram a janela de distribuição e, hoje em dia, apenas um mês e meio se passa entre a estreia de um filme nos cinemas e seu lançamento em uma plataforma.

    Como resultado, muitas pessoas preferem esperar até que o filme seja lançado em um desses serviços para assisti-lo no conforto de sua própria casa.

    O poder do cinema em Os Fabelmans

    Storyteller Distribution Co.

    Além dos críticos, houve um cineasta em particular que também elogiou Os Fabelmans: Denis Villeneuve. “É o melhor filme já feito sobre o poder do cinema”, disse o diretor de Duna e Blade Runner 2049 em uma homenagem a Spielberg no DGA Awards.

    É um milagre. Dizer que este filme me tocou profundamente é um eufemismo. Os Fabelmans é um puro ato de generosidade artística de um dos maiores cineastas do nosso tempo.

    Os Fabelman, como Villeneuve corretamente aponta, fala sobre o poder do cinema porque é o filme em que Spielberg fala sobre sua própria vida. O título narra a juventude de Sammy (Gabriel LaBelle), inspirado no diretor de Jurassic Park, e a descoberta de contar histórias com imagens e sons.

    Michelle Williams interpreta Mitzi, a mãe do protagonista, e Paul Dano faz o papel de seu pai, Burt. Os dois últimos, é claro, são as versões cinematográficas dos próprios pais de Spielberg.

    Os Fabelman foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor para Spielberg, Melhor Atriz para Williams, Melhor Ator Coadjuvante para Judd Hirsch, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Design de Produção. Não levou nenhum prêmio, mas foi aclamado pelo setor.

    Os Fabelmans
    Os Fabelmans
    Data de lançamento 12 de janeiro de 2023 | 2h 31min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Gabriel LaBelle, Michelle Williams, Paul Dano
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top