Minha conta
    No streaming: Um dos melhores filmes de Steven Spielberg tem história de família e memórias emocionantes
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    O diretor examina sua infância por meio do cinema, da religião e da complexa dinâmica familiar.

    Reconectar-se com o momento que leva os cineastas a fazer filmes é algo que acontece em um momento ou outro de suas carreiras, especialmente se eles trabalham em um setor que, de vez em quando, passa por uma ou duas crises existenciais exacerbadas. A pandemia fez com que essa reconexão com as origens se tornasse mais explícita, com os diretores mergulhando fundo na psique de sua infância a partir da perspectiva do tempo e entendendo as coisas que estavam acontecendo ao seu redor.

    É um bom exercício de terapia, aproveitando as possibilidades da arte, embora às vezes haja uma dúvida sobre até que ponto somos convidados para a exploração dramática. Às vezes, é óbvio que é preciso estar envolvido no que está acontecendo, afinal, é um dos diretores mais importantes que está estudando a si mesmo. Esse é o argumento que deveria ter feito de Os Fabelmans um sucesso.

    Uma família não tão exemplar

    Em vez disso, tornou-se um daqueles filmes de Steven Spielberg que passam relativamente despercebidos. 7 indicações ao Oscar este ano e vencedor do prêmio do público no Festival de Cinema de Toronto, mas decepcionante comercialmente nos cinemas, o domínio do diretor. Talvez porque sua exploração não caia em sentimentos fáceis ou na simplicidade, fazendo um retrato turbulento que pode ser visto em streaming no Telecine.

    Os Fabelmans
    Os Fabelmans
    Data de lançamento 12 de janeiro de 2023 | 2h 31min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Gabriel LaBelle, Michelle Williams, Paul Dano
    Usuários
    4,1
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    Com roteiro conjunto com o dramaturgo Tony Kushner, Spielberg transforma sua família em Os Fabelmans, um grupo que beira o modelo idílico americano, mas cuja realidade é mais complexa. Um pai engenheiro (Paul Dano) e uma mãe artisticamente sensível (Michelle Williams) encontram abismos de todos os tipos entre eles e esperam que a estabilidade econômica de um emprego na Califórnia resolva tudo.

    Enquanto isso, o jovem e excêntrico Sammy desenvolve um amor intenso pela arte de fazer filmes, que ele pratica de forma amadora com suas irmãs e colegas de escola, ao mesmo tempo em que luta com sua herança judaica.

    Universal Pictures

    É difícil resumir em linhas gerais o que Spielberg está tentando contar, principalmente porque ele tenta reunir o maior número possível de facetas em uma narrativa episódica. Conflitos religiosos, fraturas emocionais dentro da família e o cinema como uma tentativa de processar o que está acontecendo externa e internamente. Ou como um mecanismo para descobrir o que está sendo escondido.

    Os Fabelmans: Spielberg no espelho

    A caracterização de alguns dos personagens às vezes não é convincente, e suas aparências são bastante convenientes. Há diferenças claras entre seus pais, o homem prático e obcecado por processos, em contraste com a mãe mais sensível e não convencional. Ambos representam as facetas definidoras de Spielberg, um artista de emoções efusivas, além de uma visão privilegiada da expressão técnica.

    Robin Williams substituiu Liam Neeson e ajudou Steven Spielberg a gravar seu filme de US$ 322 milhões

    É um dom que, às vezes, em Os Fabelmans parece uma maldição, especialmente quando o jovem análogo de Spielberg se vê pensando em como filmar momentos trágicos de sua família. É uma das sequências mais arrebatadoras do cinema recente, em que a forma e a substância atingem um requinte terrível.

    Nem todo o filme é tão bem-sucedido quanto essa cena, mas certamente há muita coisa interessante a ser analisada, além de ser filmado com a excelência técnica habitual de Spielberg e seus colaboradores frequentes.

    Ele também nos proporciona um momento requintado na recriação de seu encontro com John Ford, de modo que seu olhar no espelho, por mais imperfeito que seja, ainda está carregado de ideias que valem a pena ser desvendadas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top