Minha conta
    My French Film Festival 2024: Primeiro longa de Jean-Baptiste Durand vence prêmio principal da mostra francesa
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Novo projeto animado de Alain Ughetto também foi enaltecido na honraria.

    Em mais uma edição do My French Film Festival, o melhor do cinema francês foi celebrado durante um mês, entre 19 de janeiro e 19 de fevereiro, com 26 curtas e longas-metragens que apresentam a pluralidade das obras francesas e francófonas.

    Chegando ao fim, a lista de vencedores da edição enaltece um dos 9 longas-metragens da competição após a análise do Júri Internacional para a vitória principal da honraria. Juntos, os cineastas escolheram Junkyard Dog, de Jean-Baptiste Durand, para levar o Grande Prémio do Júri da 14ª edição do My French Film Festival.

    Bac Films

    Estrelado por Anthony Bajon, Raphaël Quenard e Galatéa Bellugi, a vitória do projeto se deve “pela sua descrição extremamente detalhada da relação intrínseca, tanto romântica como violenta, entre personagens de um interior francês”, além da sua forma “não convencional e universal de se dirigir a um público mais amplo”, de acordo com os cineastas.

    A trama acompanha dois amigos de infância que vivem em uma pequena vila no sul da França e passam os dias vagando pelas ruas. Para matar o tempo, Mirales adquiriu o hábito de provocar Dog sem piedade. A amizade deles será testada quando Dog conhece Elsa e o romance floresce. Consumido pelo ciúme, Mirales terá que romper com seu passado para crescer e encontrar seu lugar.

    Essa é uma das falas mais famosas do cinema francês e, 60 anos depois, não perdeu seu impacto

    O Júri Internacional também homenageou Polaris, de Ainara Vera, com uma Menção Especial. “Uma viagem impressionante pelas camadas e complexidade da feminilidade, longe de limitações e clichês. A lendária viagem de uma heroína que deve superar as forças naturais da vida e do meio ambiente, bem como os seus dilemas pessoais diários, para enfrentar o seu próprio legado e destino”, destacaram.

    Interdito a Cães e Italianos, de Alain Ughetto, conquistou o prêmio do público para longa-metragem e também foi premiado pelo Júri Internacional de Imprensa, composto por sete jornalistas estrangeiros. O grupo de comunicadores enalteceu a narrativa “pela sua hábil história, que nos dá um vislumbre da pouco conhecida história das migrações europeias, mas também pela sua sensibilidade e sinceridade, e pela beleza de sua execução formal e técnica.”

    Les Films du Tambour de Soie

    Já o Júri de Criadores de Conteúdo premiou dois curtas-metragens da competição, Fairplay, de Zoel Aeschbacher, e Life in Canada, de Frédéric Rosset. Enquanto o primeiro foi escolhido por representar uma “fábula satírica que nos impressionou pela sua energia, ritmo sufocante e capacidade de transmitir – com cinismo irresistível – a futilidade do comportamento humano”, o segundo recebeu uma Menção Especial pela forma como conduz uma narrativa "familiar engraçada, mas sensível, com sua atuação absolutamente incrível e precisa.”

    Outro curta premiado pelo público foi Charbon, dirigido por David Arslanian. A trama acompanha Mirko, um estudante de 23 anos e entregador de alimentos que precisa conseguir dinheiro para pagar o aluguel pendente em apenas uma noite, sob ameaça de despejo.

    MyFrenchFilmFestival 2024: Descubra o melhor do cinema Francês em um evento 100% online

    Com a lista completa de vencedores da edição, o French Film Festival 2024 se encerra celebrando a pluralidade das obras francesas e francófonas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top