Minha conta
    Avaliado com 4,3 estrelas de 5, este é um dos maiores filmes de guerra já feitos
    Heloisa Vilela
    Heloisa Vilela
    -Redatora
    Heloisa gosta de ficção científica, sitcoms e de pipoca com bastante manteiga. Fã do Kubrick e de reality shows de compra e venda de casas.

    Uma obra-prima que se tornou um marco.

    Setembro de 1967: Chris Taylor, de dezenove anos, junta-se à Companhia Bravo, 25º Regimento de Infantaria, perto da fronteira com o Camboja. Chris, de família burguesa, voluntariou-se e, cheio de ideais, pretende servir bem o seu país. Mas a realidade é bem diferente e suas ilusões cairão uma após a outra. Ele também testemunhará a rivalidade sangrenta entre dois oficiais que ele admira...

    Envolvido no Vietnã, Oliver Stone ficou para sempre marcado pela experiência do conflito. Foi em dezembro de 1969 que teve a ideia de fazer Platoon. Mas ninguém quis produzir seu roteiro, considerado na época "muito duro, muito sombrio e deprimente".

    A inocência é a primeira vítima da guerra

    Primeiro filme de uma trilogia em produção dedicada ao Vietnã com Nascido em 4 de Julho seguido de Entre o Céu e a Terra, uma comovente e cruel história de iniciação encenada com raro poder e realismo.

    Platoon é conduzido principalmente por Charlie Sheen, mas acima de tudo por Tom Berenger e Willem Dafoe, absolutamente excepcionais em suas encarnações de dois personagens completamente opostos. Você pode assistir ao filme no Prime Video.

    A ideia brilhante de Stone era fazer com que eles interpretassem personagens que fossem o oposto do que esses dois atores estavam acostumados a fazer até então. Saia dos papéis de personagens simpáticos de Berenger e dê lugar ao psicopata Sargento Barnes, com o rosto cheio de cicatrizes.

    Solaris Distribution

    Por outro lado, Willem Dafoe, acostumado a desempenhar papéis de bastardos (pouco antes deu vida ao grande vilão de Viver e Morrer em Los Angeles), interpreta, pelo contrário, o benevolente e humano Sargento Elias.

    Coroado com quatro Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, Platoon continua sendo, 38 anos após seu lançamento, um dos melhores filmes de guerra já feitos. Mas também um dos melhores já dedicados à Guerra do Vietnã, fonte inesgotável para o cinema americano.

    Também puxará o tapete de Stanley Kubrick, que lançará Nascido para Matar um ano depois, e sofrerá com a comparação com seu antecessor. Demorou alguns anos até que ele ascendesse legitimamente ao posto de obra-prima e filme cult.

    Platoon
    Platoon
    Data de lançamento 27 de fevereiro de 1987 | 2h 00min
    Criador(es): Oliver Stone
    Com Charlie Sheen, Tom Berenger, Willem Dafoe
    Usuários
    4,3
    Assistir em streaming

    Mas, ao contrário de Platoon, o filme de Kubrick visa mais uma abordagem semidocumental e mental do conflito. De qualquer forma, os dois são perfeitamente complementares. E absolutamente essenciais.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top